2012-05-29

Resende, 2 e 3 de junho de 2012
A BEIRA DOURO apoia, através do LEADER, a realização do evento, com a habitual Feira da Cereja, no âmbito da sua estratégia de valorização de produtos, artes e ofícios tradicionais.
Além da venda de cereja e mostra e venda de produtos de artesanato ligados à cereja, no Largo da Feira, a partir das 10h, está prevista animação de rua e música nos dois dias, com concertos, um cortejo temático, lançamento de morteiros e fogo-de-artifício.
O Festival da Cereja, organizada pela Câmara Municipal de Resende, é um evento de grande sucesso desde a sua primeira edição, em 2002, atraindo milhares de pessoas ao Largo da Feira, em Resende.
BEIRA DOURO - Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro
Cartaz do Festival em anexo.
Documentos Anexos:
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]