2015-06-04
Promovido pela ATAHCA em parceria com o município de Terras de Bouro, o Workshop realizou-se a 2 de Junho, no salão nobre do município, contando com a participação de Frederico Lucas, da Associação Portuguesa de Marketing Rural & Agronegócio (APMRA), um dos mentores da iniciativa Novos Povoadores, que explicou o contexto do projeto, nomeadamente o combate aos problemas gerados pela desertificação populacional dos territórios rurais.
O Workshop reuniu autarcas, técnicos municipais, técnicos ligados ao desenvolvimento local e população local, resultando numa enriquecedora troca de experiências sobre a temática do empreendedorismo e o investimento na criação de oportunidades de negócio nos territórios rurais.
A iniciativa Novos Povoadores investe em empreendedores capazes de transformar oportunidades rurais em negócios globais. Se o empreendedor possuir o perfil adequado, é apoiada a sua migração de um território urbano para um território rural, onde tenha sido previamente detetada uma oportunidade de negócio e existam condições para a fixação destes novos residentes, complementado com o apoio técnico na identificação de parceiros, formação específica, ajustes ao modelo de negócio proposto face à experiência adquirida e apoio na negociação e assinatura de contratos necessários a nível local.
Tendo recebido aproximadamente 700 novas ideias de negócios, a iniciativa possui em carteira cerca de 1.615 famílias urbanas que pretendem migrar para territórios rurais, instalou 101 empresas e criou 134 postos de trabalho, com um custo médio de 5.000 euros por cada emprego criado.
| Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. | 
| ELARD
 
 A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. | 
| 54 Projetos LEADER 2014-2020  Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. | 
| Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. | 
  
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
 
		[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]