2021-01-15
A iniciativa “MANIFesta em ação - Construir Comunidades Justas e Sustentáveis” está de volta no dia 1 de fevereiro com um webinário sobre democracia participativa e intervenção cidadã. O evento decorre em formato online, entre as 14h30 e as 17h45.
O programa inclui um conjunto de intervenções de introdução ao tema, a cargo de Lucília Salgado, da Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente, Joacine Katar Moreira, deputada da Assembleia da República e José Carlos Mota, da Universidade de Aveiro.
Segue-se uma partilha de experiências, por parte de Manuel Arriaga, do Fórum dos Cidadãos, Andreia Galvão da iniciativa “Greve Climática Estudantil”, Lina Cláudia Santos e Helena Reis, da Fundação Cuidar o Futuro e Ana Soeiro e Pedro Homem da Associação de Moradores da Ferraria de São João, que continuará no trabalho desenvolvido em pequenos grupos, que abordarão a temática do ponto de vista de cada um dos quatro eixos da MANIFesta – Território, Igualdade, Ecologia e Democracia.
O evento terminará com a apresentação da síntese dos grupos de trabalho por parte dos relatores e com alguns comentários finais de Miguel Torres Bruno e Lucília Salgado.
Programa/cartaz em anexo.
Inscrições aqui.
A XIII edição da MANIFesta é promovida pela ANIMAR, apoiada por uma Comissão Organizadora que, para além das 3 entidades da Beira Interior, que em consórcio decidiram acolher o encontro final, na Covilhã - CooLabora, Ecogerminar e ADM Estrela - envolve entidades e redes da sociedade civil de âmbitos diversos:
Documentos Anexos:
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]