Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Webinário "Que Políticas Públicas para a Justiça Alimentar em Portugal?"

2021-06-28

Tem lugar, no dia 12 de julho, o webinário "Que Políticas Públicas para a Justiça Alimentar em Portugal?", promovido no âmbito do projeto "JUSTFOOD- das Redes Alimentares Alternativas à Justiça Ambiental". O objetivo da oficina é "promover o debate e recolher contributos para a elaboração de recomendações de políticas públicas para a justiça alimentar em Portugal, nas suas dimensões sociais, ambientais e participativas, desde o campo ao prato, segundo uma metodologia participativa e de co-criação".

O evento, que decorrerá via plataforma Zoom, incluirá uma mesa redonda dedicada ao tema "Perspetivas sobre o que é urgente mudar no sistema alimentar português", que contará com a participação da CNA - Confederação Nacional de Agricultura, da ReAlimentar - Rede Portuguesa pela Soberania e Segurança Alimentar em Portugal, da REGENERAR - Rede Portuguesa de Agroecologia Solidária, do Sistema Alimentar Local de Mértola, da EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza e da Associação In Loco.

Seguir-se-á um momento de trabalho em dinâmica "World Cafe", com os participantes divididos nos seguintes grupos:

  • Grupo de Diálogo 1: Inclusão e Equidade
  • Grupo de Diálogo 2: Ambiente e Sustentabilidade
  • Grupo de Diálogo 3: Democracia e Participação

Haverá troca de grupo de diálogo a cada 20 minutos.

A sessão terminará com a apresentação e discussão das conclusões dos grupos de trabalho e do webinário.

Faça aqui a sua inscrição e clique aqui para mais informações.

O projeto JUSTFOOD- das Redes Alimentares Alternativas à Justiça Ambiental (FCT, nº 29355) é promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Este projeto investiga a temática da justiça alimentar no contexto europeu, com enfoque nas questões da agricultura camponesa e familiar, a partir de casos de estudo em Portugal e na Roménia.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Dia Municipal para a Igualdade 2021

2021-10-17 a 2021-10-27, Várias iniciativas por todo o país

Sessão de esclarecimentos sobre reconhecimento de Agrupamentos de Produtores Multiprodutos

2021-10-18, Sessão online

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4