Viseu recebe IV Encontro de Investidores da Diáspora

2019-12-02

A cidade de Viseu acolhe entre 12 e 14 de dezembro o IV Encontro de Investidores da Diáspora, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) e com a Comunidade Intermunicipal de Viseu-Dão-Lafões, contando com o apoio da Câmara Municipal de Viseu. A Federação Minha Terra participará mais uma vez com a apresentação das oportunidades LEADER/DLBC.

O evento inicia a 12 de dezembro com uma sessão de boas-vindas nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Viseu, pelas 17h30.

A sessão oficial de abertura do encontro decorre no dia 13 pelas 09h30 no Pavilhão Multiusos, onde decorrerão os restantes trabalhos. Segue-se uma intervenção de José Luís Carneiro e um conjunto de apresentações de informação institucional sobre as políticas, mecanismos e medidas de apoio ao investimento e à internacionalização na perspetiva da Diáspora e um debate sobre a operacionalização das políticas, com esclarecimento de questões práticas.

Na parte da tarde do dia 13 haverá uma sessão dedicada à Diáspora das Regiões Autónomas, seguida de um conjunto de intervenções de apresentação de experiências e de identificação de oportunidades de investimento, onde se inclui uma apresentação por parte de Maria João Botelho, Presidente da Federação Minha Terra. O dia termina com um jantar oficial.

No dia 14 de dezembro decorrerá uma sessão dedicada ao empreendedorismo jovem da Diáspora, outra às oportunidades do setor agroalimentar e uma terceira à promoção do empreendedorismo na Região Centro. Pelas 12h30 decorre a sessão de encerramento. Para quem pretender pelas 15h00 haverá ainda uma visita guiada pela cidade de Viseu, promovida pela autarquia.

As inscrições estão abertas até dia 5 de dezembro. Como nas edições anteriores a participação é gratuita, devendo os interessado inscrever-se pelo email gaid@mne.gov.pt, devendo indicar a seguinte informação:

- Nome;

- Empresa ou entidade (ou empresário individual;

- Cargo ou função;

- Contactos: e-mail e numero telef/telem;

- País onde desenvolve atividade principal;

- Região de origem em Portugal;

- Áreas de interesse especial;

- Disponibilidade para ser contactado por outros participantes durante o encontro;

- Presença no acolhimento dia 12 ? Sim ou Não

- Presença no almoço dia 13 ?  Sim ou Não

- Presença no jantar dia 13 ?  Sim ou Não

- Outras informações que entenda de interesse para a organização.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]