2012-08-31

Alcácer do Sal, 18 de setembro 2012
Seminário organizado pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC) que visa promover a discussão e reflexão sobre o tema, assim como a apresentação do projeto.
Seminário organizado pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC) que visa promover a discussão e reflexão sobre o tema, assim como a apresentação do projeto.
O pinheiro manso constitui, atualmente, uma das espécies florestais mais interessantes assumindo um papel preponderante na economia das explorações agroflorestais mediterrânicas, sendo uma das fileiras emergentes mais relevantes do sector produtivo primário.
Com um mercado vocacionado principalmente para exportação, a fileira da pinha e do pinhão pode assegurar um contributo efetivo para o reforço do valor económico dos espaços agroflorestais, e para a redução do risco de abandono e de desertificação territorial.
Não obstante, as mais-valias e potencialidades, muitas por desenvolver, esta cultura possui ainda vários constrangimentos ao seu desenvolvimento.
Foi para dar resposta a estas necessidades que a UNAC - União da Floresta Mediterrânica está a iniciar a execução do Projeto «Programa de Valorização da Fileira da pinha e do pinhão», apoiada no âmbito do INALENTEJO, cujo investimento ascende a 113.660,47 euros, com cofinanciamento FEDER de 79.562,33 euros.
Mais informação e programa disponível em www.unac.pt.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]