Turismo Ativo, Desporto, Natureza e Sustentabilidade em Setúbal

2018-03-01

O CITADNS’2018, leia-se o Congresso Internacional de Turismo Ativo, Desporto, Natureza e Sustentabilidade, vai assentar arraiais no Campus académico do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), de 12 a 14 de abril.

I13153-SEMXNOME.JPG

Quem opera nos mercados do desporto e do turismo tem a consciência de que por trás da performance de resultados no turismo, no espetáculo desportivo, na prática recreativa e no lazer e recreação, se encontram organizações, infraestruturas e recursos humanos de elevada competência, que prestam serviços cuja a aceitação social é inequívoca. 

Atendendo a emergência de novos paradigmas nestas áreas, que sustentam e diferenciam destinos turísticos, produtos e mercados de elevada importância económica, torna-se pertinente promover o debate sobre estas temáticas, na perspetiva das boas práticas, do desenvolvimento económico, da equidade social e da preservação da natureza.

O CITADNS é um evento anual, em alternância entre Portugal e Espanha, que que contará com a participação de congressistas nacionais e internacionais, investigadores, académicos, estudantes, autarcas, especialistas e profissionais do desporto, do turismo e do lazer, com vista a promover o debate/contraditório através da reflexão, da apresentação de estudos, investigações concluídas, experiências genuínas e simbólicas, bem como através de exemplos de boas práticas académicas e profissionais.

Os/as autores/as apresentarão propostas que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso, nomeadamente artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação, entre outros, nas seguintes áreas:

  • Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Turismo Activo
  • Benchmarking no desporto e turismo 
  • Cultura, Património, Desporto e Lazer
  • Desenvolvimento Organizacional em Contextos do Turismo Activo e Desporto
  • Desporto e Turismo para Populações Especiais
  • Destinos Turísticos e Atratividade Turística
  • Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade
  • Empresas de Animação Turística
  • Gestão do Risco e Segurança no Turismo Activo e Desporto
  • Novas tendências do Turismo Activo
  • Oportunidades do Portugal e Horizonte 2020
  • Política de Eventos e Desenvolvimento territorial
  • Prestação de Serviços de Excelência na Hotelaria e Restauração
  • Turismo Acessível em Portugal: Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

O CITADNS´2018 publicará, numa fase posterior, o Livro de Atas (composto por artigos breves/resumos, resultantes das apresentações em congresso). Os artigos completos serão publicados na Revista Acción Motriz da Asociación Científico Cultural en Actividad Física y Deporte (ACCAFIDE).

Da organização do evento consta o IPS e a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), em colaboração com o Município de Setúbal, o Instituto Português de Desporto e da Juventude, o Turismo de Portugal, I.P., e demais entidades.

Vale a pena referir que a ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal faz parte da Comissão organizadora do CITADANS’2018.

Mais informações em http://projectos.ese.ips.pt/talgd2018/


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]