Terras de Sicó promove seminário "Projetar o território e paisagem de Sicó"

2021-09-27

A Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento, retoma com o dARQ da Universidade de Coimbra os trabalhos em curso, há um ano, no âmbito da iniciativa de investigação aplicada “De volta ao rural ou como reforçar a coesão da cidade regional?". A retoma destas atividades teve lugar no passado dia 23 com um seminário dedicado à apresentação do território de Sicó. As atividades continuam nesta terça-feiradia 28, com mais um seminário, dedicado aos projetos e planos em curso que procuram valorizar e reforçar a atratividade e integração deste território.

O seminário começará por questionar o conceito-base da coesão territorial, desígnio há muito assumido no âmbito das políticas europeias para o desenvolvimento do território e corporizado nos últimos anos em instrumentos de política e na organização do próprio Governo, no contexto nacional. 

Sobre esta base conceptual, diferentes convidados porão à discussão, por um lado, uma experiência acumulada sobre o desenvolvimento rural e o seu papel na coesão territorial, com base na ação de associações de desenvolvimento local, por outro, os processos em curso para a intervenção nas terras de Sicó, tanto no âmbito da sua classificação como área de paisagem protegida, como no âmbito de uma estratégia de reabilitação urbana para a Rede de Aldeias de Calcário.

Consulte o cartaz em anexo.

Documentos Anexos:

Cartaz






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]