Terras de Sicó lidera projeto de dinamização do património natural e cultural

2021-03-16

A Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento irá liderar o projeto "MagiCarSicó", a implementar em parceria com as autarquias de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure e que visa "a dinamização, promoção e desenvolvimento do seu património natural e cultural enquanto instrumento de diferenciação e competitividade do território, designadamente através da sua qualificação e valorização turística, fortalecendo-o enquanto destino turístico de excelência com vista à diminuição de assimetrias e ao reforço da coesão territorial."

O projeto foi aprovado em candidatura apresentada a uma linha de financiamento denominada “Programação Cultural em Rede”, sendo financiado a 100% pelo valor de aproximadamente 300 mil euros.

A Terras de Sicó dá conta que, da programação proposta, estão assumidas as seguintes ações: 

Animação Cultural: Uma vez por mês, num dos seis concelhos, ao longo de 12 meses, 4 mágicos realizarão 8 espetáculos, nos períodos de manhã e tarde, sábado e domingo, junto a espaços classificados / monumento nacional. 

Mediação Cultural: No sentido de divulgar a história local e o sentido de pertença das populações, os espetáculos serão intercalados por visitas guiadas ao património classificado, da responsabilidade de cada município e para as quais previamente se mobilizará a comunidade local/agentes culturais no sentido de poderem ser voluntários e cicerones da sua terra. 

Serviço Educativo/mobilização da comunidade: Em cada sexta-feira, anterior ao fim de semana da realização em cada concelho, ao longo de doze meses, o mágico Luís de Matos conduzirá cursos de iniciação à arte mágica no Estúdio33. O Estúdio 33 é um equipamento único no país, localizado no território Terras de Sicó, com infraestrutura vocacionada para formação e espetáculos e, ainda, casa da maior biblioteca de magia do país bem como um centro de documentação dedicado à história universal da magia. 

Pretende-se que o projeto tenha também uma abordagem pedagógica, envolvendo as escolas e os mais jovens, através de "um serviço educativo dedicado, sendo um desígnio que contribuirá para a qualificação do território enquanto destino sustentável, inteligente e acessível."


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Sessões de esclarecimento online sobre os avisos do PDR2020

2022-01-17 a 2022-02-21, Online, Segunda e quintas-feiras

Curso Online "Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas”

2022-01-24 a 2022-03-11, Curso online.

Inscrições até 15 de janeiro.
3.º Workshop Regional do Projeto Smart Rural 21

2022-01-27, Ostana (Itália) / Online

Circuito Inter Trail Terras da Chanfana

2022-01-30, Serra da Lousã

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]