TERRA DE MAIO 2012

2012-04-17

Azinhal - Castro Marim, 18 a 20 de maio

O evento, inteiramente dedicado à promoção e afirmação do mundo rural e dos produtos tradicionais de qualidade, apresenta-se como uma mostra do melhor que a terra cria e o homem recria?

Produtos tradicionais qualificados, produtos biológicos, artesanato, gastronomia, queijaria, etnografia, folclore e a cabra de raça Algarvia? Afirmar-se como um evento de excelência, qualidade e referência na região é o objetivo da iniciativa.

Neste contexto de afirmação do mundo rural, a TERRA DE MAIO prevê a participação institucional dos GAL, valorizando o contributo que poderão dar, através da exposição e apresentação dos produtos de qualidade dos territórios que representam.

Nesta 5ª edição, a Câmara Municipal de Castro Marim associou-se a vários parceiros, nomeadamente, DRAP Algarve - Direção Regional da Agricultura e Pescas do Algarve, Qualifica - Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (Qualifica), contando ainda com a participação institucional da Escola de Hoteleira e Turismo do Algarve e o apoio promocional da Entidade Regional de Turismo do Algarve.

O evento decorre no Centro Multiusos do Azinhal - construído de raiz a pensar na afirmação do mundo rural e na qualidade dos produtos tradicionais - onde está instalada uma queijaria, cujo principal objetivo é a produção, valorização e divulgação do queijo produzido a partir do leite da cabra de raça Algarvia, e que irá laborar em simultâneo com a feira.

No programa constam, entre outras atividades: a feira e mercado de produtos tradicionais de qualidade; mostra e prova de vinhos; demonstrações culinárias com conceituados chefes de cozinha; ateliers de gastronomia; tasquinhas com iguarias da serra e do mar; jogos tradicionais; jornadas técnicas sobre o mundo rural.

Este ano destacam-se: um Laboratório de Gostos, apresentado pela Qualifica, onde será possível apresentar e degustar produtos da feira com maior distinção. E o atelier do burro, em colaboração com a Associação Orelhas Sem Fronteiras, proporcionando dois dias de atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas às crianças.

Os GAL que pretendam participar na TERRA DE MAIO 2012 devem contactar o GAL Terras do Baixo Guadiana

Tel. 281 546285 | E-mail:geral@atbaixoguadiana.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]