Tejo Vivo na INTUR

2012-11-19

Valladolid (Espanha), 22 a 25 de novembro 2012

As 6 ADL portuguesas e 11 espanholas, unidas no projeto de cooperação LEADER Tejo Vivo, vão marcar presença na Feira Internacional de Turismo Interior (INTUR) para promover os seus territórios.

Esta é a primeira de um conjunto de atividades programadas no âmbito do projeto Tejo Vivo - Rede para a Revalorização dos Territórios Vinculados ao Tejo, que une as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) portuguesas TAGUS (Ribatejo Interior) - (coordenadora), ADIRN (Ribatejo Norte), ADRACES (Raia Centro-Sul), APRODER (Ribatejo), LEADERSOR e Pinhal Maior.

Além da presença através de um stand que procurará evidenciar o que de melhor existe nos territórios junto ao rio Tejo (cultura, tradições, património histórico, cultural e natural, gastronomia), os parceiros vão aproveitar a oportunidade para realizar uma reunião técnica para apresentação das atividades previstas para o próximo ano.

O projeto Tejo Vivo, que abrange territórios desde a região de Castilla (Espanha) ao Ribatejo, tem por objetivo desenvolver uma estratégia comum que contribua para o aumento da competitividade e desenvolvimento social, económico e ambiental destes territórios, e os afirme como um destino turístico consolidado.

Mais informação disponível no site da TAGUS.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]