TAGUS e parceiros promovem a primeira atividade do projeto "Encosta Viva"

2021-12-20

No passado dia 11 de dezembro, a TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em conjunto com o seus parceiros, inaugurou a atividade da Aldeia Natal, que irá decorrer até 11 de janeiro, na Urbanização da Encosta da Barata, no âmbito do projeto “Encosta Viva”, do programa Bairros Saudáveis.

A Aldeia Natal é a primeira ação, que marca o início da dinamização de um conjunto de atividades que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade do Bairro da Encosta da Barata. Pretende-se, assim, desencadear mecanismos de organização que sustentem a criação de uma Associação de Moradores.

Até agosto de 2022, o projeto “Encosta Viva” tem programado um conjunto de ações, que abrangem 4 áreas, “Pensar a Encosta” promovendo a coesão social, a “Encosta Empreendedora”, proporcionando o aumento de competências e da empregabilidade, a “Encosta Saudável”, que visa combater o isolamento e promover hábitos de vida saudáveis e a “Encosta com Arte” permitindo o livre acesso à cultura. 

O projeto “Encosta Vida”, do programa Bairros Saudáveis, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência português. O projeto foi submetido pela TAGUS, em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola António Torrado, Associação dos Escoteiros de Portugal – Grupo em Formação de Abrantes, o Agrupamento 172 de Abrantes do Corpo Nacional de Escutas, Cres.Ser – Associação de Desenvolvimento Pessoal e Comunitário, a Escola Básica António Torrado do Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes, o Município de Abrantes e a União de Freguesias de Abrantes (S. Vicente e S. João) e Alferrarede.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Sessões de esclarecimento online sobre os avisos do PDR2020

2022-01-17 a 2022-02-21, Online, Segunda e quintas-feiras

Curso Online "Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas”

2022-01-24 a 2022-03-11, Curso online.

Inscrições até 15 de janeiro.
3.º Workshop Regional do Projeto Smart Rural 21

2022-01-27, Ostana (Itália) / Online

Circuito Inter Trail Terras da Chanfana

2022-01-30, Serra da Lousã

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]