Sol do Ave firme no desenvolvimento social

2017-02-14

O desenvolvimento social é uma constante na intervenção da Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave. As últimas notícias não desmentem esse facto.

I12914-IMAGEMXTRI.JPG

Sol do Ave recebe secretária de Estado para a Cidadania e para a Igualdade

O projeto de intervenção comunitária “Ei! Educação para a Inclusão – E6G”, no Bairro da Cumieira, em Fafe, serviu de porta de entrada para o trabalho da Sol do Ave, aquando da visita, a 3 de fevereiro, de Catarina Marcelino, secretária de Estado para a Cidadania e para a Igualdade. Depois de conhecer o projeto de intervenção comunitária. financiado pelo Programa Escolhas, sob a tutela desta Secretaria de Estado, a comitiva seguiu para a sede da Sol do Ave, onde foi informada do funcionamento da associação, nomeadamente dos projetos no âmbito da Igualdade e da Cidadania.

Assinatura de protocolo com Junta de Freguesia de Urgezes

A Sol do Ave assinou um protocolo de colaboração, a 9 de fevereiro, com a Junta de Freguesia de Urgezes (zona sul do concelho de Guimarães), com vista à dinamização de um Grupo de Entreajuda para Procura de Emprego (GEPE). Constituído por um grupo informal de pessoas em situação de desemprego e por duas facilitadoras, que reúnem semanalmente com vista à procura ativa de emprego, o GEPE de Urgezes, ativo, há dois meses, já colocou três pessoas em ofertas de formação.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do “Guimarães Inclusivo”, um projeto de intervenção social, em curso no concelho de Guimarães, e que se enquadra no Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social 3G. O “Guimarães Inclusivo” intervém em três eixos de ação – desde o emprego e qualificação, intervenção familiar e parental até à capacitação da comunidade e das instituições – que confluem para a inclusão de indivíduos em situação de exclusão social.

Geração Lanhoso implementa primeiro Laboratório de Cidadania

O Laboratório de Cidadania, atividade integrada na Ação 11 (Estratégias direcionadas para crianças e jovens, promovendo estilos de vida saudáveis e de integração social, numa perspetiva holística e de envolvimento comunitário), do Projeto Geração Lanhoso, pretende sensibilizar e capacitar jovens para diversas temáticas relacionadas com o exercício da cidadania ativa – respeito pela diferença, rejeição de qualquer tipo de violência, etc.

Num primeiro tempo, o Laboratório de Cidadania está a ser implementado numa turma do 3º Ciclo da Escola E.B 2-3 Professor Gonçalo Sampaio. Desafiaram-se os alunos a identificar um tema/problema do seu quotidiano, para depois perspetivá-lo através da metodologia do Teatro-Fórum, emprestando-lhes voz e espaço de participação na construção de soluções.

Esta metodologia rompe com o teatro convencional, pois assenta em três dimensões básicas: educativa, social e terapêutica. Procura, assim, estimular física e inteletualmente os participantes, provocar a discussão e a problematização de questões e problemas do dia-a-dia do grupo, aliando a função social ao teatro. É uma arte de todos e para todos. Deste processo, hão-de resultar uma ou mais soluções para os problemas identificados que, com a ajuda da comunidade, serão amadurecidas e transformadas em projetos a implementar no concelho.

Este é o primeiro Laboratório de Cidadania, pretendendo-se depois alargar a experiência às restantes escolas do concelho.

 

 

  

 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]