Sistema de informação turística inSITU

Jul. 2007

Centros históricos de Abrantes, Constância e Sardoal

A TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, no âmbito do Programa LEADER+ e em parceria com a Portugal Telecom lança um sistema de informação turística, que integra de forma pioneira e inovadora vários meios tecnológicos interactivos.

Imagine-se a visitar o centro histórico de Abrantes, Sardoal ou Constância e ter ao dispor vários meios que lhe permitem conhecer todos os monumentos, tradições, actividades culturais e gastronomia, de forma aprofundada, naquele momento e no local onde se encontra. O portalinSITU, o inSITU TV (composto por painéis interactivos e quiosques multimédia), um serviço de bluetooth adaptado a telemóveis e PDA´s e o inSITU TOUR, a funcionar de forma integrada, constituem o conceito e a marca inSITU.

Este projecto promete criar uma nova relação entre o turista e o património. Nova relação porque individualiza o contacto entre o turista e o sítio que visita, conferindo-lhe absoluta autonomia para traçar o percurso turístico, mas garantindo-lhe sempre uma companhia

especializada e personalizada, que o informa e orienta. Este sistema (local) de informação turística, que assenta nas novas tecnologias da informação, viabiliza a ideia e a ambição de transformar os centros históricos, com enormes potencialidades turísticas, em efectivos museus ao ar livre.

Quatro meios de interacção ao ritmo do utilizador

Factor diferenciador da marca inSITU é a conjugação de quatro meios tecnológicos que o turista pode utilizar ao seu ritmo e que se encontram em locais devidamente identificados. Para assegurar uma eficaz divulgação dos conteúdos multimédia, o projecto disponibiliza um conjunto integrado de meios que garantem uma experiência inovadora ao público-alvo. O meio mais abrangente é o portalINSITU , disponível na Internet e que permite um relacionamento contínuo com o turista, ao mesmo tempo que divulga o projecto a nível nacional e internacional.

O inSITU TV é constituído por painéis IPTV interactivos e quiosques multimédia de exterior. Os painéis IPTV compostos por ecrãs de 32 polegadas, sistema de som e uma consola permitem a interactividade com os utilizadores. Vão ser instalados em 11 locais de interesse público e com grande afluência. Permitem a difusão da inSITU TV e a interacção com a aplicação multimédia que contém todo o espólio audiovisual em diferentes línguas.

Os quiosques multimédia de exterior têm o mesmo tipo de funcionalidades dos painéis. São compostos por ecrãs de 20 polegadas, colunas de som e consola interactiva. Colocados em locais privilegiados, permitem o acesso a toda a informação disponível sobre a região de uma forma simples e durante todo o dia.

Através de antenas de difusão BLUETOOTH , colocadas nos painéis interactivos e nos quiosques de exterior, é possível a emissão permanente de conteúdos adaptados para telemóveis e PDA´s. Disponíveis em formato GIF, animado ou vídeo 3GP, os conteúdos serão oferecidos a quem disponha de um terminal móvel com capacidade de bluetooth activa e que circule próximo das antenas. Caso a pessoa não queira receber o conteúdo, basta recusar uma única vez e não mais será incomodada com mensagem de pedido de aceitação de transferência do ficheiro multimédia.

Por último, os INSITU TOUR são dispositivos multimédia, pessoais e interactivos, que permitem ao utilizador realizar uma «visita guiada» nos centros históricos apoiada em vídeos, imagens e sons, referenciados geograficamente por GPS. Disponíveis nos postos de turismo de cada concelho, os INSITU TOUR permitem viagens interactivas, visuais e auditivas, que progridem ao ritmo do utilizador.

Três circuitos, três personagens

Para tornar a visita ainda mais personalizada, o projecto aposta em três personagens que assumem a função de guias virtuais. Cada um dos personagens reflecte a história e a tradição de cada um dos concelhos. O «Palhinhas», a «Tágide» e o «Mestre Gil » representam respectivamente Abrantes, Constância e Sardoal. Para além de orientarem o visitante, despertam o interesse para detalhes peculiares existentes na região, que muitas vezes passam despercebidos aos olhos de quem a visita e até mesmo de quem nela habita.

Contactos:

TAGUS Ribatejo Interior

Tlf. 241 372 180; E-mail: tagus@tagus-ri.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]