Sessão simbólica de “selagem” do contentor de Ajuda Humanitária à Ilha do Fogo - Cabo Verde

2015-04-17

A AD ELO lançou uma campanha de recolha de produtos de 1ª necessidade em resposta ao apelo recebido de Cabo Verde para ajudar o país a ultrapassar o drama que surgiu com a erupção do vulcão da Ilha do Fogo.

Após o trabalho logístico de recolha, catalogação e organização do contentor, que contou com a participação ativa das entidades locais – AD ELO, Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Município de Cantanhede e União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, foi realizada uma pequena sessão simbólica de “selagem” do contentor que marcou a sua expedição por via marítima com destino à Ilha do Fogo em Cabo Verde. Da contribuição solidária das instituições e particulares foi possível recolher uma quantidade assinalável de produtos que totalizaram mais de 6 toneladas.

I12211-CABOXVERDEXAJUDAXX112XXX2X.JPG

 


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]