Seminário “Novas formas de diálogo e de corresponsabilidade”

2016-04-04

Em parceria com a associação PLOEF!, decorre de 4 a 9 de abril no Centro de Animação Rural para a Mobilização e Expressão dos Neurónios (C.A.R.M.E.N.) um seminário sobre novas formas de diálogo e de corresponsabilidade, com o objetivo de divulgar e analisar diferentes metodologias existentes no mundo.

O seminário, realizado em francês, foca a metodologia SPIRAL oriunda da Europa, o Tao da Democracia da Ásia e o método Reflect'Action proveniente da América Latina, tratando de ver em que medida as metodologias se complementam e contribuem conjuntamente para a renovação da democracia e preparação de um mundo corresponsável para o bem-estar de todos no futuro.

No dia 9 de abril (sábado), entre as 10h00 e as 17h00, será feita uma restituição e debate das conclusões em português (com tradução em francês). O dia marca o início do “Sábado do Desenvolvimento Local” a organizar pela associação CARMEN.

Mais informações em: http://carmen.pt/page156.html.

A C.A.R.M.E.N., localiza-se na Ribeira da Azenha, entre Vila Nova de Milfontes e Porto Côvo, e tem como objetivo desenvolver atividades de animação rural de âmbito local, regional, nacional e internacional na zona do Alentejo Oeste.  O centro dedica-se a atividades de serviços sociais às pessoas mais desfavorecidas,  seminários, formações, experimentação, acompanhamento, e atividades culturais e recreativas.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 






Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]