Seminário discute digitalização e deteção remota na agricultura

2022-02-22

A RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural promove no dia 2 de março um seminário online sob o tema “Digitalização e Deteção Remota em Agricultura”, no âmbito do projeto DESAGRO 4.0.

O evento, com início às 9h30, contará com uma palestra técnica sob o tema “Digitalização e Deteção Remota em Agricultura” proferida por Cláudio Paredes e Isabel Valin, investigadores e professores da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Serão, também, apresentados produtos e serviços inovadores na área da agricultura de precisão, em particular, na deteção e sensorização remota, aplicando as novas tecnologias ao serviço de uma maior eficiência na utilização dos recursos e que possibilitem acrescidos fatores de competitividade e rentabilidade.

O seminário terminará com uma mesa redonda com investigadores da academia moderada pelo Professor Doutor Ricardo Braga, coordenador científico do projeto, investigador e professor no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa para reflexão e partilha sobre as vantagens da digitalização das explorações agrícolas.

O projeto DESAGRO 4.0 é uma rede de cooperação que pretende identificar e promover a incorporação de novas tecnologias baseadas na IoT (Internet of Things) nos sectores agroalimentar e agroindustrial das regiões da Cova da Beira e Douro Verde e tem como missão dotar as explorações agrícolas destes territórios com competências e conhecimento que as ajudem a implementar modelos de negócio inteligentes na sua atividade. O projeto resulta de uma parceria entre a RUDE - Associação de Desenvolvimento Rural, a DOLMEN – Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional, a Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Castelo Branco e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

A inscrição para o evento é gratuita, mas obrigatória e deve ser feita através do website do projeto em www.desagro-iot.pt ou diretamente através do seguinte link https://bit.ly/3h6yH4Y


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]