Seminário "Os desígnios do artesanato" encerra o projeto Craft & Art

2021-03-22

Decorre no próximo dia 23 de março, a partir das 09h00, o seminário "Os desígnios do artesanato", que encerra o projeto de cooperação transnacional "Craft & Art". O projeto visava capacitar os artesãos de conhecimento técnicos, de gestão e marketing empresarial, sensibilizá-los para a importância da componente do design e da inovação, identificar e fomentar a produção de matérias-primas com potencial para o artesanato e afirmar o produto artesanal nos mercados locais, nacionais e internacionais.

O projeto Craft & Art foi apresentado pela GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional, em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato dos Açores (CRAA), a Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores (ADELIAÇOR), o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), a Fundação para a Etnografia e Desenvolvimento do Artesanato das Canárias (FEDAC) e o Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD) da ilha de São Vicente, em Cabo Verde, tendo sido aprovado em 2017 no âmbito do Eixo 2, Prioridade de Investimento 3d “Apoio à capacidade das PME para crescerem nos mercados regionais, nacionais e internacionais, para se envolverem nos processos de inovação” do Programa Operacional INTERREG V MAC 2020.

O seminário, orgnaizado pela GRATER, e que servirá para apresentação e discussão sobre os principais resultados do projeto, decorrerá em regime misto, presencial e virtual. O evento terá lugar no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória (Ilha Terceira, Açores) e pode ser acompanhado através do Facebook da GRATER.

Consulte o programa em anexo.

Documentos Anexos:

Programa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]