Rural(idade) versus Urban(idade)

2011-11-05

19 novembro 2011, Espinho

A ruralidade na cidade e urbanidade nas zonas rurais? De que forma será possível dar um passo para o futuro sem esquecer o passado, aproveitando as valências do passado para construirmos um futuro sustentável?

É a questão de partida do debate, organizado pela Câmara Municipal de Espinho e a Companhia de Teatro de Marionetas da Mandrágora, que irá decorrer do F.A.C.E., Fórum de Arte e Cultura de Espinho, pelas 17h00.

Numa sociedade globalizada, faz sentido, cada vez mais, tentar encontrar a identidade cultural de cada indivíduo, observar a matriz humana e continuar na sua análise mas permitir ao público esta redescoberta da sua identidade.

É nesta procura de identidade voltada para o futuro, recorrendo ao passado, que se desenvolve a iniciativa «Rural(idade) vs. Urban(idade)».

Encontrar nas zonas urbanas a integração de elementos rurais e perceber de que forma foram absorvidos, transformados e reinventados, dando passos para uma identidade.

Promovendo um fórum de discussão a nível regional e nacional sobre os moinhos tradicionais e o seu papel na sociedade atual.

Leonor Fonseca, vereadora da Cultura da C. M. Espinho, Jorge Miranda, Etnoideia, Armando Ferreira, Rede Portuguesa de Moinhos e Elisabete Figueiredo, Professora do Departamento de Ciências Socais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, são algumas das presenças previstas.

O debate está integrado no eVento que decorre de 14 a 27 de novembro em diversos espaços culturais da cidade de Espinho.

No dia 19, além do debate, apresentam-se exposições, performances, workshops para pais e filhos, passeios nos burros de Miranda, magusto, documentários e a estreia do espetáculo «Casa dos Ventos», da Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]