Rui Nabeiro (1931 - 2023)

2023-03-20

A Federação Minha Terra agrega, um conjunto vasto de organizações que têm sido ao longo dos últimos 30 anos decisivas no fomento do desenvolvimento local nomeadamente no apoio à pequena e micro economia. Esse suporte tem sido essencial para solidificar práticas que permitam valorizar métodos e produtos associados à construção de modelos de desenvolvimento pragmáticos, sustentáveis e participados. Defendemos um modelo de intervenção baseado na valorização dos recursos endógenos, construindo para a comunidade, com a comunidade as soluções a partir das suas próprias potencialidades

Vem tudo isto a propósito do falecimento do cidadão Rui Nabeiro. Um exemplo de que nascer no interior não é por definição uma fatalidade. É possível criar economia, e um grupo económico de referência a partir de onde quer que seja. É também possível fazer um percurso de grande sucesso, sempre tendo em linha de conta que o sucesso de uma empresa se constrói com os seus trabalhadores, com enorme respeito pelo que representam para o seu desenvolvimento.

I14254-FOTOXRNABEIROXCMAIOR.JPG

Preparação do Encontro de apresentação do Pacto DL 2030. Campo Maior. Junho 2019

O cidadão Rui Nabeiro, é, pois, uma inspiração para todos os que acreditam que o desenvolvimento é possível com o contributo de todos, independentemente do local que escolhemos para viver.

Neste dia, a Federação Minha Terra, não podia deixar de manifestar o profundo pesar de todos os que acreditamos na capacidade dos territórios serem agentes da sua própria mudança, pelo desaparecimento do cidadão Rui Nabeiro, sabendo que o exemplo das suas prácticas perdurará.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]