Rota da Dieta Mediterrânica em Albufeira

2023-11-09

A Rota da Dieta Mediterrânica (RDM) é uma iniciativa enquadrada no Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, dinamizado pela Associação In loco e demais membros da Comissão Regional da Dieta Mediterrânica, que tem como objetivo "qualificar, organizar e disponibilizar aos visitantes e interessados todo um vasto conjunto de locais e recursos patrimoniais e onde os elementos identitários da Dieta Mediterrânica estejam bem patentes e possam ser desfrutados com qualidade e profundidade". 

No próximo fim de semana, de 11 e 12 de novembro, será a vez de Albufeira receber a Rota da Dieta Mediterrânica. O evento terá lugar no Mercado Municipal dos Caliços, que vai receber demonstrações gastronómicas em que o polvo e a cavala vão ser confecionados pelo Chefe Rui Palma. Está também marcada uma demonstração de Doce Fino do Algarve por Maria Augusta Aragão, formadora do Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa, de Albufeira.

As demonstrações gastronómicas, designadas "De Roda do Tacho", visam permitir aos visitantes a degustação de iguarias da Dieta Mediterrânica. Para além da comida a iniciativa inclui uma prova de vinhos regionais.

O programa do certame inclui ainda exibições de música tradicional portuguesa, folclore, teatro, jogos tradicionais e para toda a família, oficinas de carimbos, de pintura em azulejo e empreita de esparto. 

O programa está disponível em anexo.

Documentos Anexos:

Programa


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]