Rostos e Gestos para a Inclusão

2010-08-05

No final de Março de 2010, a AssociaçãoIN LOCO concluiu o Projecto Rostos e Gestos para a Inclusão, financiado pelo ACIDI ao abrigo de candidatura apresentada ao FEINPT (Fundo Europeu para a Inserção de Nacionais de Países Terceiros).

O projecto permitiu realizar um conjunto de filmes sobre boas práticas de inclusão de pessoas imigrantes na sociedade algarvia, dedicados ao seguintes temas:

- (1) O Papel da Escola;

- (2) A Importância do Emprego;

- (3) Empreendedroismo Imigrante;

- (4) O Contributo do Associativismo;

- (5) Integração Social e Participação Cívica;

- (6) Dançar a Vida - Anna Avramenko (uma história de vida).

O projecto foi promovido pela Associação In Loco, em colaboração com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e duas associações de imigrantes, a APALGAR (que representa as comunidades dos PALOP) e a DOINA (que representa as comunidades Romena e Moldava).

A realização dos filmes mobilizou muitas instituições (Municípios, CLAII's, Escolas, Associações diversas, serviços públicos e privados) e várias dezenas pessoas, portuguesas e imigrantes.

Os vídeos feitos no âmbito do projecto «Rostos e Gestos para a Inclusão» estão disponíveis no canal de vídeo que a In Loco criou no Vimeo, cujo endereço é: http://vimeo.com/inloco.

Para mais informações:

Associação IN LOCO

Morada: Sítio da Campina / Av. da Liberdade Nº 101 8150-101 S. Brás de Alportel

Telefone: +351 289 840860

Fax: +351 289 840879/78

Email:geral@in-loco.pt

Site:www.in-loco.pt


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]