Redes, cooperação e parcerias com o PLPR em Cabo Verde

2009-11-26

20 de Novembro de 2009, Paul, Santo Antão, Cabo Verde

A MINHA TERRA participou num seminário sobre «Género, Formação Profissional e Parcerias» que decorreu em Paul, na ilha de Santo Antão no passado dia 20 de Novembro, para apresentar a experiência de trabalho em parceria e em rede desenvolvida com Associações de Desenvolvimento Local em Portugal.

A participação da MINHA TERRA a convite do PLPR - Programa de Luta contra a Pobreza em Meio Rural em Cabo Verde, decorreu com o enquadramento do projecto PICSA - Projecto de Desenvolvimento de Inovações no domínio da Cooperação Descentralizada e da Solidariedade , dinamizado pela ACVER - Associação Internacional para a Cooperação e o Desenvolvimento de Comunidades Rurais.

Este seminário sobre «Género, Formação Profissional e Parcerias», conjuntamente com outros dois: «Seguimento e Auto-Avaliação Participativo» e «Fileiras Justas» fazem parte da formação dos técnicos e dirigentes das Comissões Regionais de Parceiros estruturadas no âmbito do PLPR.

O PLPR - Programa de Luta contra a Pobreza em Meio Rural em Cabo Verde, cuja terceira fase decorre até Dezembro de 2011 tem como princípios orientadores a mobilização da sociedade civil cabo-verdiana à volta dos objectivos e estratégias de luta contra a pobreza; implicar os beneficiários, parceiros locais, nacionais, externos e internacionais na implementação de acções e projectos de luta contra a pobreza; criar e reforçar as parcerias locais; desenvolver uma visão não assistencialista na luta contra a pobreza, priorizando acções e projectos que contribuam para a melhoria efectiva da capacidade produtiva dos pobres e, particularmente, no seio das mulheres.

O objectivo geral do PLPR é aumentar o capital social das pessoas pobres que vivem nas áreas de intervenção do programa, mobilizando de forma efectiva para a luta contra a pobreza, as potencialidades das comunidades locais, seus líderes, os parceiros da sociedade civil e da administração pública, para uma responsabilização partilhada sobre a utilização mais eficaz e racional dos recursos.

Este objectivo será alcançado através de acções de anuimação/sensibilização e formação que suportem a execução de actividades geradoras de rendimento nos sectores da agricultura, pescas, pecuária, agro-indústria, artesanato, assim como a melhoria do acesso a serviços sociais básicos, nos domínios da água, educação, formação profissional, habitação social, etc.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]