PROVE chega ao Montijo

2016-01-11

O Montijo recebe, a partir de dia 29 de Janeiro, os cabazes PROVE.

Constituídos por produtos hortofrutícolas de qualidade, oriundos da exploração agrícola de Bertolino Lopes, na Atalaia, os cabazes podem ser adquiridos diretamente ao produtor, sem intermediários.

Com um historial familiar associado à produção agrícola e a utilização de técnicas amigas do ambiente, o promotor oferece fruta da época e produtos hortícolas de elevada qualidade.

Após encomenda no site da iniciativa PROVE (www.prove.com.pt) ou através de contato telefónico 919 993 743, as entregas de cabazes realizam-se na Escola Profissional do Montijo, todas as sextas-feiras, entre as 18 e as 20 horas. Os cabazes, com peso aproximado de 7-9Kg, têm um custo de 10 euros.

O lançamento da iniciativa PROVE no Montijo resulta da colaboração entre a ADREPES, a Escola Profissional do Montijo e a Câmara Municipal do Montijo.

I12583-EXPLORAXXXXOXBERTOLINOLOPES.JPG

O PROVE – Promover e Vender, é uma metodologia que pretende contribuir para o escoamento de produtos locais, fomentando as relações de proximidade entre quem produz e quem consome, estabelecendo circuitos curtos de comercialização entre pequenos produtores agrícolas e consumidores.

Iniciada em 2006 nos concelhos de Palmela e Sesimbra, a metodologia PROVE tem sido disseminada com enorme sucesso de Norte a Sul do país, através da ação de Grupos de Ação Local, produtores e consumidores, mas também de autarquias, organizações de agricultores e diversos parceiros locais.

Atualmente estão constituídos 84 núcleos PROVE, que envolvem cerca de 170 produtores agrícolas, respetivos agregados familiares e 7.000 consumidores, permitindo a comercialização de 37 toneladas de produtos hortofrutícolas todas as semanas, nos 120 locais de entrega existentes de Norte a Sul do país.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]