2021-12-09
O Projeto VirtuALL - Simbiose entre Inovação, Envelhecimento e Qualidade de Vida, promovido pela AD ELO em conjunto com os Municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova, recebeu uma menção honrosa durante 8º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável, organizado pelo Consórcio Ageing@Coimbra, que teve lugar na tarde do dia 7 de dezembro, no Convento São Francisco em Coimbra.
No concurso de "Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro" foram admitidas 145 candidaturas, que se traduziram numa grande diversidade institucional, temática e geográfica, sendo 7 da categoria Conhecimento+, 40 da categoria Saúde+ e 98 da categoria Vida+. As candidaturas apresentadas foram promovidas por cerca de 123 entidades de 81 dos 100 municípios da região Centro.
Dos 98 projetos submetidos para a categoria Vida+, o Projeto VirtuALL foi um dos 5 finalistas tendo recebido Menção Honrosa.
O projeto VirtuALL, que visa "desenvolver respostas inovadoras com o mais recente conhecimento científico e tecnológico para a população idosa, contribuindo para o ageing in place e para o combate ao idadismo", já foi reconhecido como boa prática ao integrar o Repositório de Boas Práticas da União Europeia/ EIP AHA - European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing (2020) e o Livro de Boas Práticas da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (2021).
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]