Premiar projetos de conservação e gestão do património natural

2017-10-06

Até 31 de outubro decorre o período de apresentação de candidaturas ao Prémio ICNF 2017 que pretende apoiar, graças ao Fundo Ambiental, o desenvolvimento de três projetos de conservação e gestão do património natural em áreas protegidas e da Rede Natura 2000 de Portugal continental até um valor máximo de 50 mil euros por projeto.

I13075-IMAGEM3.JPG

São chamadas a candidatar-se pessoas coletivas de direito público ou pessoas singulares ou coletivas de direito privado, designadamente empresários em nome individual, sociedades, cooperativas ou organizações não governamentais, formalmente constituídas à data de candidatura

Projetos de conservação ou recuperação dos ecossistemas e habitats, de recuperação de espécies protegidas ou cujo grau de ameaça seja elevado, de conservação da natureza como promotora da valorização dos territórios das áreas protegidas e rede Natura 2000 estão na mira desta iniciativa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em parceria com o Fundo Ambiental. Até à data contam-se 46 áreas protegidas e 62 áreas da Rede Natura 2000. Um projeto integrado numa área protegida em vias de criação não é elegível, por não ser reconhecida como pertencente à Rede Nacional de Áreas Protegidas.

Fundo Ambiental

Este Fundo Ambiental, criado pelo XXI Governo Constitucional, concentra os recursos dos fundos existentes – Fundo Português de Carbono, o Fundo de Intervenção Ambiental, o Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos e o Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade –, com vista a obter um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade.

O Aviso do Concurso e Regulamento pode ser consultado em anexo. As candidaturas devem ser submetidas, até 31 de outubro, através do preenchimento do formulário online em www.premioicnf.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]