Portugal Rural no Parlamento Europeu

Set. 2007

Exposição Portugal Rural no Parlamento Europeu

Mostra e Degustação de Produtos Tradicionais Portugueses de Qualidade

Conferência ´Governança Local nos Territórios Rurais: opção estratégica ou utopia?´

Bruxelas, Parlamento Europeu, 3 º Piso do Edifício SPINELLI

11 a 13 de Setembro de 2007

Este evento teve o patrocínio da Vice-Presidência do Parlamento Europeu, sendo promovido pela Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, enquanto entidade gestora do Programa LEADER+ através de uma parceria entre a Rede portuguesa LEADER+ e a MINHA TERRA. Teve como objectivo apresentar no Parlamento Europeu a riqueza dos territórios Rurais Portugueses e a forma como o Programa LEADER+ e os Grupos de Acção Local (GAL) têm ajudado a potenciar e valorizar estes territórios, nomeadamente através do apoio à melhoria da qualidade dos produtos locais e diversificação de actividades.

11 de Setembro

Exposição «Portugal Rural no Parlamento Europeu»

A Exposição foi oficialmente aberta pelas 18h00 no 3 º Piso do Edifício SPINELLI do Parlamento Europeu com a presença do Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Dr. Manuel dos Santos, do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Eng. Rui Nobre Gonçalves e do Director-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Eng. São Simão de Carvalho.

A exposição, patente até ao dia 13 de Setembro, incidiu no Programa LEADER+ e na intervenção dos GAL nos territórios rurais nos seguintes domínios: Turismo Rural, Produtos de Qualidade, Património Rural, Recursos Naturais e Serviços de Proximidade.

Em seguida teve lugar uma Mostra e Degustação de Produtos Tradicionais de Qualidade, entre os quais constaram mais de cem vinhos diferentes e grande variedade de queijos, enchidos e fumados, azeites, doçaria, compotas, frutos frescos e secos e mel.

12 de Setembro

´Seminário Governança Local nos Territórios Rurais: opção estratégica ou utopia?´

O Seminário teve início pelas 10h00 na Sala 06b01 do Edifício PHS. O Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Dr. Manuel dos Santos, proferiu as palavras iniciais seguindo-se o Director-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Eng. São Simão de Carvalho em representação do Sr. Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas e o Director EI da DG AGRI, Eng. José Manuel de Sousa Uva (intervenção) em representação da Senhora Comissária de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Seguidamente deu-se início a um conjunto de intervenções dos deputados: Dr. Capoulas Santos, Dr. Duarte Freitas e Dra. Ilda Figueiredo. Intervieram também o Eng. Rui Batista pelo Programa LEADER e o Dr. João Carlos Pinho, em nome da Federação MINHA TERRA. Por fim foi aberto o debate com a participação da assistência em que a moderação ficou a cargo do Dr. Manuel dos Santos. Com este seminário pretendeu-se reflectir, de uma forma dinâmica e activa, os diferentes pontos de vista sobre a importância da governação com incidência local e as suas finalidades vinculadas ao desenvolvimento rural, nomeadamente: a legitimidade do GAL, enquanto actores dos novos modelos de gestão pública territorial, as vulnerabilidades deste processo e o valor acrescentado da experiência LEADER para este modelo de governação.

Contactos para mais informações

Federação MINHA TERRA: Tel: 21 781 92 30; E-mail: minhaterra@minhaterra.pt

Rede Portuguesa LEADER+: Tel: 21 361 32 57 E-mail: leader@leader.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]