Pequenos frutos - Uma alternativa para o Alto Cávado

2012-03-16

Vila Verde, 24 de março 2012

Amoras, framboesas, morangos, mirtilos e groselhas. São os pequenos frutos em foco no seminário que a ATAHCA vai realizar, em parceria com a Rede de Produtores de Pequenos Frutos da Região Norte.

O seminário vai decorrer no auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde, a 200 metros da ATAHCA, na Praça das Comunidades Geminadas, junto ao Monumento ao Autarca, em Vila Verde.

Pôr agricultores em contacto com técnicos ligados à produção e comercialização dos pequenos frutos e responsáveis pelos apoios financeiros, no âmbito do PRODER, ou outros, é o objetivo do seminário.

Dadas as excelentes condições da região do Alto Cávado para a produção de pequenos frutos, pretende-se que este território possua uma área de produção destes frutos que seja referência a nível nacional, quer pela qualidade e técnicas de produção, quer ao nível da fixação de jovens no meio rural e recuperação das terras abandonadas.

Apostando na inovação e no empreendedorismo agrícola, a produção de pequenos frutos poderá ser uma alternativa ao modo de exploração agrícola tradicional, e um complemento com outras atividades rurais.

Na ótica da ATAHCA a agricultura «deve ser considerada uma atividade nobre, rentável e dignificante». «Produzir em moldes tradicionais está ultrapassado. Há que apostar em novos produtos, em novas formas de produção, com técnicas de produção iguais ou superiores às adotadas noutros territórios europeus».

O programa conta com as presenças do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, na sessão de abertura, e do Diretor Regional de Agricutlura e Pescas da Região Norte, Manuel Cardoso, para encerrar os trabalhos.

Programa e Inscrições em http://www.seminario.atahca.pt/

ATAHCA

Tel. 351 253 321 130 | E-mail: altocavado@mail.telepac.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]