2013-12-05
A iniciativa, que tem vindo a percorrer os cinco concelhos da região do Pinhal, chega a Oleiros, no próximo domingo, 8 de dezembro.
Para além dos produtos mais frescos diretamente dos quintais da região do Pinhal, o mercado conta com animação musical e uma sessão de teatro. No Jardim Municipal de Oleiros, entre as 10h e as 18h.
“Os Quintais nas Praças do Pinhal” realizam-se todos os segundos domingos de cada mês entre os cinco concelhos de intervenção da Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul (Sertã, Mação, Proença-a-Nova e Oleiros).
Pretendendo aproveitar o que de melhor existe na região, estes mercados proporcionam aos agricultores uma forma de escoarem os seus produtos, contribuindo para o reforço da economia familiar.
A médio prazo a associação Pinhal Maior, que apoiou o arranque da iniciativa através da medida LEADER do PRODER, espera que esta se torne sustentável.
Saiba mais na página do projeto no Facebook.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]