2018-04-18
É na companhia do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, que a Dolmen decidiu celebrar o dia formal dos seus 25 anos ao serviço do desenvolvimento local e regional do Douro Verde.
Após a receção e apresentação da cooperativa nas instalações multifunctionais da Dolmen, a visita de Miguel Freitas contemplará naturalmente uma passagem pelo Espaço Douro & Tâmega, com uma paragem mais prolongada no Centro Interpretativo do Douro Verde, onde estarão igualmente presentes os autarcas dos seis municípios do território de intervenção da Dolmen – Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canavezes, Penafiel e Resende –, prosseguindo depois para o Centro de Promoção de Produtos Locais e Centro Interpretativo da Rota do Românico.
A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses constituirá o segundo cenário desta visita do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural a pretexto dos 25 anos da Dolmen. Aqui esperam-no um Verde de Honra, um percurso pela vacaria, suinicultura e picadeiro e uma merenda regional.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]