Oficinas “LEADERar o futuro” de preparação da estratégia para as zonas costeiras da Região Saloia

2023-01-09

A A2S e os municípios de Cascais, Mafra e Sintra, promovem as oficinas “LEADERar o futuro” que decorrem durante o mês de janeiro, de forma descentralizada e que têm como principal objetivo a construção participativa da Estratégia 2030 da região saloia direcionada às zonas costeiras. 

A conceção desta Estratégia, liderada pela A2S, é um passo fundamental para a apresentação de uma candidatura para a captação de fundos comunitários do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA) para financiar propostas de intervenção no território em torno da economia azul, no âmbito do denominado desenvolvimento local de base comunitária (DLBC). 

As oficinas são direcionadas aos diferentes atores locais e às comunidades costeiras e os representantes dos deferentes grupos de interesses de Cascais, Mafra e Sintra e vão ter o seguinte programa, com uma duração estimada de 3 horas:

  • Enquadramento e objetivos
  • Diagnóstico participativo (com participação ativa dos participantes)
  • Contributos a incorporar na Estratégia 2030 da Região Saloia

Os locais e datas das oficinas são os seguintes:

  • Sintra, Palácio Valenças, – 17 de janeiro, 10h00
  • Cascais, local a definir, 17 de janeiro, 14h30
  • Mafra, Ericeira Business Factory, 18 de janeiro, 14h30 

A participação é gratuita e pode ser efetuada através do seguinte link 

Recorde-se que durante o período de programação 2014-2020, a A2S foi entidade gestora do GAL Pesca Ericeira-Cascais, permitindo direcionar, de forma pioneira, mais de 2,5 milhões de euros para financiamento de projetos relacionados com turismo, património marítimo, promoção e valorização de produtos locais, microempreendedorismo e empreendedorismo social nos zonas costeiras de Cascais e Mafra. 

No âmbito do atual período programação, a A2S, capitalizando a experiências e os bons resultados alcançados vai liderar a apresentação de uma nova candidatura, estendendo a sua atuação às zonas costeiras de Sintra.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]