Oficinas “LEADERar o futuro” de preparação da estratégia para as zonas costeiras da Região Saloia

2023-01-09

A A2S e os municípios de Cascais, Mafra e Sintra, promovem as oficinas “LEADERar o futuro” que decorrem durante o mês de janeiro, de forma descentralizada e que têm como principal objetivo a construção participativa da Estratégia 2030 da região saloia direcionada às zonas costeiras. 

A conceção desta Estratégia, liderada pela A2S, é um passo fundamental para a apresentação de uma candidatura para a captação de fundos comunitários do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA) para financiar propostas de intervenção no território em torno da economia azul, no âmbito do denominado desenvolvimento local de base comunitária (DLBC). 

As oficinas são direcionadas aos diferentes atores locais e às comunidades costeiras e os representantes dos deferentes grupos de interesses de Cascais, Mafra e Sintra e vão ter o seguinte programa, com uma duração estimada de 3 horas:

  • Enquadramento e objetivos
  • Diagnóstico participativo (com participação ativa dos participantes)
  • Contributos a incorporar na Estratégia 2030 da Região Saloia

Os locais e datas das oficinas são os seguintes:

  • Sintra, Palácio Valenças, – 17 de janeiro, 10h00
  • Cascais, local a definir, 17 de janeiro, 14h30
  • Mafra, Ericeira Business Factory, 18 de janeiro, 14h30 

A participação é gratuita e pode ser efetuada através do seguinte link 

Recorde-se que durante o período de programação 2014-2020, a A2S foi entidade gestora do GAL Pesca Ericeira-Cascais, permitindo direcionar, de forma pioneira, mais de 2,5 milhões de euros para financiamento de projetos relacionados com turismo, património marítimo, promoção e valorização de produtos locais, microempreendedorismo e empreendedorismo social nos zonas costeiras de Cascais e Mafra. 

No âmbito do atual período programação, a A2S, capitalizando a experiências e os bons resultados alcançados vai liderar a apresentação de uma nova candidatura, estendendo a sua atuação às zonas costeiras de Sintra.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]