Oficina de Cooperação

2011-12-12

Aumentar a cultura do trabalho em parceria, alinhar regras e procedimentos dos diferentes instrumentos financeiros, foram algumas ideias conclusivas da oficina organizada pela ONGD MONTE.

A oficina de «Capacitação para a Cooperação», realizada a 7 de dezembro 2011, em Arraiolos, teve por objetivo a partilha de experiências, assim como identificar dificuldades e oportunidades na área da cooperação, entre as ONGD, autoridades locais e outros agentes, contando com a presença de duas dezenas de participantes.

Na sessão de abertura, o presidente do município de Arraiolos, Jerónimo Loios, referiu que a procura de caminhos de cooperação e parcerias, tanto à escala nacional como internacional, podem muito bem ajudar a ultrapassar as dificuldades do presente.

Do Instituto Marquês Vale Flor (IMVF), Hermínia Ribeiro, apresentou o projeto «Redes para o desenvolvimento: Da Geminação a uma Cooperação mais eficiente», partilhando a vasta experiência do Instituto na área.

Em foco estiveram também a experiência de geminação entre os municípios de Arraiolos e Maio (Cabo Verde) e a apresentação do Centro de Recursos para o Desenvolvimento Rural (CRDR) do MONTE - uma plataforma online (disponível em www.moodle.monte-ace.pt), destinada à utilização por diferentes atores e agentes da cooperação que partilham o desenvolvimento de intervenções com o MONTE, no contexto de Territórios Rurais.

Para debater as «Necessidades e dificuldades sentidas no desenvolvimento de projetos de cooperação» e as «Áreas de interesse e oportunidades identificadas para o desenvolvimento de projetos de cooperação», foram organizados grupos de trabalho.

Da apresentação das conclusões em plenário, ficaram registadas algumas ideias, nomeadamente, a necessidade de aumentar a cultura do trabalho em parceria, a pertinência de alinhar as regras e procedimentos dos diferentes instrumentos financeiros existentes, para aumentar a eficácia da ajuda e a articulação do CRDR do MONTE com a Rede para o Desenvolvimento do IMVF, de forma a potenciar ambas.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]