Acerca da Minha Terra
Área de Associados

O SIM na rede da MINHA TERRA

Out. 2007

Disseminação do SIM - Sistema de Microcredito para o Auto-emprego e a Criação de Empresas

O SIM - Sistema de Microcrédito para o Auto-emprego e a Criação de Empresas é uma solução integrada de financiamento que combina o microfinanciamento para a criação de pequenos negócios com a formação na área empresarial contribuindo para a melhoria de competências do(a)s empreendedores(as) e para a diminuição do risco do negócio através do estudo de viabilidade, especialmente concebido para apoiar públicos desfavorecidos no acesso às soluções de crédito tradicionalmente oferecidas pela banca comercial.

Este sistema foi concebido e implementado ao abrigo do programa EQUAL, em parceria pelas Caixas de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) do Alto Douro, de Favaios e do Vale do Douro e a Parceria de Desenvolvimento do Projecto Glocal: Superação SPA Consultoria, Lda; NERVIR - Associação Empresarial; Cooperativa Cultural Voz do Marão, Crl; Alto Fuste, Lda e UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, num período de experimentação que decorreu entre 2003 e 2004 e abrangeu 6 concelhos do distrito de Vila Real.

Desde o final do ano de 2005 o SIM tem estado a ser preparado para ser alargado aos restantes concelhos de Trás-os-Montes e Alto Douro e a outras zonas do país, contando com a parceria de outras CCAM e da Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, através das ADL federadas em cada um dos territórios de intervenção.

Tendo partido de 6 concelhos, até ao momento o SIM foi já protocolado com outras CCAM estando disponível em mais 33 concelhos, num processo contínuo que se espera ainda com mais aderentes.

No dia 27 de Outubro teve lugar a assinatura de protocolo com duas Direcções de Credito Agrícola: a CCAM de Lamego, Resende e Castro Daire e a CCAM de Tarouca, que disponibilizaram um milhão de euros para o financiamento de criação de pequenos negócios nas suas áreas de intervenção. Em Novembro, no dia 7, foi a vez de São João da Pesqueira, Meda e Vila Nova de Foz Côa verem o sistema implementado com uma linha de 250.000 euros. No mesmo mês, no dia 24 a CCAM da Zona do Pinhal disponibilizou 500.000 euros para os concelhos de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Proença-a-Nova, Oleiros, Mação, Sertã e Vila de Rei. Em Dezembro já foi assinado o Protocolo de Adesão com as CCAM de Vale de Cambra e de Arouca, CCAM de Beira Centro e CCAM da Terra Quente, CCAM da Beira-Aguieira, CCAM de Viseu e CCAM de Fornos de Algodres. Até ao final de 2006, que corresponde ao fim do período de disseminação no quadro do projecto financiado pelo EQUAL, foram abrangidos mais de 40 concelhos no centro e norte do país, num total de quase 5 milhões de euros disponíveis para financiamento.

As condições do SIM são: financiamento até 75% do investimento até ao montante máximo de 25.000 euros, a uma taxa de juro próxima de 5% (euribor a 6 meses + spread de 2%), com prazo de reembolso até 5 anos.

Tratando-se de uma metodologia com uma forte componente de ligação ao local torna-se imperativo o envolvimento de entidades que possam em cada um dos territórios dinamizar o sistema, pelo que o processo de replicação passou pelo envolvimento de um parceiro estratégico: a Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local. Deverão ser as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) federadas, trabalhando em rede de cooperação com a parceria conceptora e a MINHA TERRA, a, gradualmente, liderar no território todo o processo. Para este efeito, foi criada a Rede «SIM na Minha Terra» envolvendo neste momento 11 ADL. Cabe às Associações de Desenvolvimento Local, protocoladas e acreditadas para o efeito, assumirem o papel de líderes de micro parcerias locais e interlocutoras entre os empreendedores, as direcções das CCAM e a Parceria de Desenvolvimento GLOCAL em cada área de intervenção das Direcções das CCAM protocoladas.

Além da negociação e protocolo com as CCAM, é também sua função a divulgação do SIM junto dos empreendedores, (in)formação e orientação, bem como a instrução/acompanhamento dos processos de acordo com a metodologia e o Sistema sw Informação e Suporte ao Empreeendedor desenvolvido pelo projecto.

Associações de Desenvolvimento Local Protocoladas

? ADIBER (Gois, Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua)

? ADICES (Mortágua, Carregal do Sal, Santa Comba, Tondela)

? ADRIMAG (Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga, Vale de Cambra)

? ADRUSE (Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Seia e Manteigas)

? BEIRA DOURO (Lamego, S. João da Pesqueira, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Tarouca, Penedono, Armamar, Tabuaço)

? DESTEQUE (Alfandega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor)

? DOURO HISTÓRICO (Alijó, Mesão Frio, Murça, Sabrosa, Peso da Régua, Stª Marta de Penaguião, Vila Real)

? DOURO SUPERIOR (Freixo de Espada à Cinta, Vila Nova de Foz Côa, Torre de Moncorvo, Mogadouro)

? DUECEIRA (Lousã, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande e Vila Nova de Poiares)

? PINHAL MAIOR (Oleiros, Sertã, Proença-a-Nova, Mação, Vila Rei)

? RAIA HISTÓRICA (Mêda, Pinhel, Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida)

Mais informação sobre o SIM e a na página da iniciativa Glocal

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Dia Municipal para a Igualdade 2021

2021-10-17 a 2021-10-27, Várias iniciativas por todo o país

Sessão de esclarecimentos sobre reconhecimento de Agrupamentos de Produtores Multiprodutos

2021-10-18, Sessão online

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4