O Futuro da UE: Orçamento da União e Portugal

2018-01-26

Com o aproximar das negociações sobre o Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da União Europeia para o pós-2020, o Conselho Económico e Social (CES)  decidiu realizar uma conferência dedicada ao orçamento da União Europeia e Portugal no futuro da UE, dia 9 de fevereiro, pelas 9h00, na Sala Luís de Freitas, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O tema coloca muitas questões e as implicações são enormes. A política de coesão, a política agrícola comum e muito do investimento público em Portugal dependem do orçamento comunitário. Por outro lado, novas prioridades de financiamento, como a segurança e a defesa, deixam antever a necessidade de mais recursos, contrariada pelo Brexit e pela saída do Reino Unido, até agora quarto maior contribuinte líquido do orçamento comunitário. Muitos dos países contribuintes líquidos, também eles assombrados por tendências eurocépticas, podem querer conter afetação de recursos financeiros para a União. Por outro lado, foram apresentadas propostas com vista a uma substancial reestruturação do financiamento da UE.

Face a estas e outras questões, a questão que se coloca nesta conferência é a de saber como é que Portugal está a preparar-se para estas negociações?

Num primeiro tempo, os oradores, respetivamente do Conselho Económico e Social Europeu, da Comissão Europeia e do Governo português, vão responder à pergunta “Que expetativas para o futuro orçamento plurianual da UE?”. Seguindo-se depois o painel de debate, moderado por Nicolau Santos, “Orçamento da União para o pós-2020: Que impactos económicos para Portugal?”, com intervenientes do Parlamento Europeu e do CES.

O programa da Conferência encontra-se em anexo. Inscreva-se aqui


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]