Newsletter 17-11-2017 [Nº 140]


Mudança de órgãos sociais da Minha Terra

DUECEIRA foi eleita por unanimidade das ADL presentes para a vice-presidência da Federação Minha Terra em sede de Assembleia Geral Extraordinária reunida em Pedrógão Grande. A direção da DUECEIRA esteve representada pela sua coordenadora, Ana Souto de Matos.

A Direção da Minha Terra é constituída por nove membros – um presidente, dois vice-presidentes, um secretário, um tesoureiro e quatro vogais, que representam obrigatoriamente cinco regiões NUT2 (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve) e as duas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

  I1973-20171025_100324_BIS.JPG 

GAL eslovenos visitaram GAL portugueses e falaram de cooperação

45 representantes de 18 GAL eslovenos visitaram, de 2 e 5 de outubro, territórios rurais da Região Norte do país. Em resposta à solicitação da Rede Eslovena de Desenvolvimento Rural, e enquadrada nas atividades de apoio à cooperação entre GAL, a vinda dos GAL eslovenos decorreu conforme tinha sido planeado pela Minha Terra em conjunto com a Rede Rural Nacional e com o apoio da ATAHCA e da ADRIMAG.

[Ler artigo completo]

  I1975-IMG_3952.JPG

Profissionais e investigadores juntaram-se para falar sobre “Comunidades como agentes de mudança: o desenvolvimento local na UE no pós-2020”

I1976-IMG_1048BIS.JPG  

O debate promovido, dia 10 de outubro, em Bruxelas, pela Rede de Desenvolvimento Local (LDnet), em parceria com a ELARD, no âmbito da Semana Europeia das Regiões e das Cidades (EWRC 2017), partiu de uma visão crítica sobre o modus operandi do DLBC no terreno e os desafios enfrentados em diversos contextos, e seguiu para o desenvolvimento de uma perspetiva visionária inicial sobre o DLBC no pós-2020.

[Ler artigo completo]


Declaração de Venhorst: um Fundo para o Desenvolvimento Rural

 I1977-MACA.JPG  

250 pessoas em representação de comunidades rurais de 40 países europeus participaram, de 18 a 21 de outubro, numa maratona de quatro diasde reuniões, oficinas e visitas a iniciativas, no âmbito do 3º Parlamento Rural Europeu, na aldeia de Venhorst, nos Países Baixos. Deram origem à “Declaração de Venhorst” que propos um novo fundo europeu para o desenvolvimento local de base comunitária e o advento de uma nova era de desenvolvimento local “bottom up”, apoiado na ação local de comunidades rurais.

[Ler artigo completo]


Seminário DLBC na Hungria: construir comunidades locais resilientes

I1978-FOTO_GYOR.BIS.JPG  

Portugal participou no 3º Seminário Europeu sobre Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) que decorreu no noroeste da Hungria, na cidade de Györ, de 8 a 10 de novembro, através da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo, da Federação Minha Terra, da ADER-AL, da A2S, da Rede DLBC Lisboa, e do GAL Pesca ecoMAR. Mais de 150 agentes DLBC responderam presente ao apelo das quatro Direções-Gerais de Comissão UE que gerem FEEI para trabalhar as questões da gestão e da avaliação no DLBC orientado para resultados.

[Ler artigo completo]


Vote no Prémio Nacional do Artesanato 2017

Vote online, de 15 a 25 de novembro, para o Prémio Nacional do Artesanato, promovido pelo IEFP, a fim de incentivar a produção artesanal – tradicional e contemporânea –, distinguindo artesãos técnica e profissionalmente dotados e exímios, assim como agentes e entidades públicas e privadas com intervenções relevantes na promoção das artes e ofícios.

[Ler artigo completo]


Aldeias e pequenas cidades como catalisadores do desenvolvimento rural

Com vista a aumentar a autonomia das aldeias e das pequenas cidades, o Comité Económico e Social Europeu (CESE) convidou a Comissão e os Estados-Membros a desenvolverem novos programas de apoio. Segundo o parecer adotado pelo CESE, a 18 de outubro, “As aldeias e as pequenas cidades como catalisadoras do desenvolvimento rural”, perante os desafios do século XXI, é patente a necessidade de revitalizar das zonas rurais europeias.

[Ler artigo completo]