GAL eslovenos visitaram GAL portugueses e falaram de cooperação

2017-10-19

Entre 2 e 5 de outubro, 45 representantes de 18 GAL eslovenos visitaram territórios da Região Norte do país. Num programa que os levou do Porto a Vila Verde e, a seguir, a Arouca, participaram num seminário, vivenciaram territórios rurais,  foram acolhidos por duas associações de desenvolvimento local e conheceram seis projetos apoiados.

I13086-IMGX3952.JPG

Em resposta à solicitação da Rede Eslovena de Desenvolvimento Rural, e enquadrada nas atividades de apoio à cooperação entre Grupos de Ação Local, a vinda dos 18 GAL(*), da Rede Eslovena de Desenvolvimento Rural e de dois promotores de projetos, decorreu conforme tinha sido planeado pela Federação Minha Terra em conjunto com a Rede Rural Nacional e com o apoio da ATAHCA e da ADRIMAG.

A visita teve um prêambulo no Porto, com a descoberta do Palácio da Bolsa e das Caves do Vinho do Porto. Para abordar o cerne da questão, no dia seguinte, 3 de outubro, a ATAHCA acolheu nas suas instalações o Seminário dedicado à Abordagem LEADER e à Cooperação transnacional entre os GAL.

Depois da sessão de abertura e boas-vindas, a cargo de Ana Paula Xavier, da direção da Minha Terra, de Aleš Zidar, da Rede Eslovena, e de José Mota Alves, presidente da ATAHCA, o primeiro painel do seminário versou sobre a Abordagem LEADER na Eslovênia e em Portugal, contando com apresentações de Luís Chaves, da Minha Terra, de Goran Šoster, da Rede de Desenvolvimento Rural Eslovena, e de Rui Rafael, da Autoridade de Gestão do PDR 2020.

O segundo tema “Cooperação como ferramenta para as Estratégias de Desenvolvimento Local” foi desenvolvido por João Carlos Pinho, da ADRIMAG, por Aleš Zidar, coordenador do GAL para o desenvolvimento rural do território entre Snežnik e Nanos, e por Ana Pires da Silva, da Rede Rural Nacional. Por fim, este painel e o seminário encerraram com um debate sobre as oportunidades e perspetivas para a cooperação entre GAL dos dois países.

Após esta dimensão mais formal da visita, os GAL eslovenos foram ao encontro de territórios rurais, primeiro, pela mão da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave – ATAHCA, e, no dia seguinte, guiados pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira – ADRIMAG. Pelo caminho, foram-lhes apresentados seis projetos apoiados por estas associações de desenvolvimento local: o Agroturismo "Casa Lata", em Amares; a chocolateria artesanal “Chocolate com Pimenta” e a cervejaria artesanal “Cerveja com Letra”, ambos em Vila Verde; a Aldeia de Trebilhadouro, integrada na Rede Aldeias de Portugal; o Centro Interpretativo “Casa das Pedras Parideiras” e os Passadiços do Paiva, todos eles inseridos no território das Montanhas Mágicas.

(*) 

LAS Raznolikost podeželja, LAS Prlekija, TOTI LAS, LAS Lastovica, LAS Spodnje savinjske doline, LAS Po poteh dediščine od Turjaka do Kolpe, LAS Zgornje Savinjske in Šaleške doline, LAS Mežiške doline, LAS Bogastvo podeželja, LAS Dolenjska in Bela krajina, LAS Med Snežnikom in Nanosom, LAS Notranjska, LAS Za mesto in vas, LAS Dolina Soče, LAS Posavje, LAS Srce Slovenije, LAS Obsotelje in Kozjansko, Društvo LAS Zasavje


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]