Newsletter 09-05-2017 [Nº 137]


Incentivos às micro e pequenas empresas para investimentos e apoio ao emprego no âmbito do DLBC

Após o anúncio do lançamento nacional do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), a 14 de março, em Évora, baseado numa gestão de forma descentralizada pelas Comunidades Intermunicipais (CIM) ou Áreas Metropolitanas (AM), e pelos Grupos de Ação Local (GAL), em articulação com os Programas Operacionais Regionais, está em curso o processo de abertura dos respetivos avisos pelos GAL.

I1927-IMAGEM2.JPG

Neste âmbito, os primeiros a divulgar os incentivos foram os GAL Beira Serra 14-20/ADIBER, AD ELO, Coimbra Mais Futuro, DUECEIRA, Pinhais do Zêzere e Terras de Sicó, em articulação com a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra. Os primeiros GAL abriram os avisos de concurso a 4 de maio, com fecho marcado para diferentes datas em dezembro.

Entretanto, os Grupos de Ação Local do Alentejo – ADER-AL, ADL, Alentejo Central/Monte, Al-Sud Esdime, APRODER, Charneca Ribatejana, LEADERSOR, Margem Esquerda do Guadiana/Rota do Guadiana, Pró-Rural/Alentejo XXI, Terras do Baixo Guadiana, Terras Dentro 2020 –, também já formalizaram a abertura dos respetivos avisos de concurso para apresentação de candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), a decorrer de 9 de maio a 14 de dezembro.

Estes avisos operacionalizam o SI2E, instituído pela Portaria n.º 105/2017, de 10 de março, mobilizando de forma integrada apoios a conceder através do Fundo Social Europeu (FSE) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), de acordo com as Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) implementadas pelos GAL.


Em direção ao Desenvolvimento Sustentável – Que ninguém fique para trás!

I1925-IMAGEM2.JPG

Um conjunto de plataformas e redes nacionais, entre elas a Federação Minha Terra, em representação de diferentes tipos de organizações e setores da sociedade civil portuguesa, promoveram, a 19 de abril, na Assembleia da República, um seminário de apresentação pública das recomendações para implementação dos ODS em Portugal com base no relatório “Em direção ao desenvolvimento sustentável – agir para não deixar ninguém para trás!”, que reúne os principais resultados do processo de consulta pública à sociedade civil portuguesa sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

[Ler artigo completo]

De 18 a 19 de maio, debate-se o “Programa Nacional para a Coesão Territorial". Inscrições abertas.


O único evento, a nível nacional, dedicado a discutir a temática do turismo interno vai marcar Leiria, entre 29 e 31 de maio.


A TAGUS quer sensibilizar e formar as PME dos setores agro-alimentar e turístico de Abrantes, Constância e Sardoal, com vista ao mercado externo e à internacionalização do negócio.


Minha Terra foi premiada pelo intenso trabalho em prol do desenvolvimento dos espaços rurais, a 30 de abril, no Centro Cultural do Cartaxo.


O Conselho, presidido pelo Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, visa construir um consenso com vista à fundamentação da posição portuguesa nas futuras negociações da reforma da PAC.


Após o início da Campanha 2016-17 do Parlamento Rural Europeu, que vai decorrer, de 18 a 21 de outubro, na Holanda, deu-se início ao trabalho em torno da primeira série de projetos multinacionais com seis atividades temáticas,