Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Painel sobre o papel dos GAL no Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”

2017-05-02

O Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” vai decorrer em Leira este ano, entre 29 e 31 de maio, no Teatro José Lúcio da Silva. Apresenta-se como o único evento, a nível nacional, dedicado a discutir a temática do turismo interno.

O PIB de Portugal para 2016 foi de cerca de 185 milhões de euros, dos quais pouco menos de 11,5 milhões vieram do turismo. Tendo em conta o peso deste setor na economia nacional, a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, enquanto organizadora do Fórum de Turismo Interno, considera ser necessário suscitar uma reflexão e uma definição de estratégias sérias, concertadas e que garantam a sua sustentabilidade.

Assim, ao longo dos três dias de programa, vão ser contempladas cinco formas de abordar o destino turístico – Programas de apoio à valorização e qualificação do destino – Portugal 2020; Valorização e qualificação do destino – O papel dos Grupos de Ação Local (GAL); Mercado interno alargado – Parcerias transfronteiriças; A importância das indústrias criativas para a gestão de um destino turístico e Como promover/vender um destino.

O segundo painel em discussão, “Valorização e qualificação do destino – O papel dos GAL”, de 30 de maio, vai contar, entre outros, com a participação da Federação Minha Terra, na pessoa da presidente, Maria João Botelho, da ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, na pessoa do coordenador do GAL, Jorge Rodrigues, e da ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira, na pessoa do coordenador do GAL, João Carlos Pinho.

Porque o principal objetivo deste Fórum é trazer, anualmente, para a ribalta o debate e a necessária articulação entre Governo e instituições públicas e privadas, empresas e empresários, investigadores e académicos, bem como, todos os atores que possam contribuir ativamente para alavancar, em qualidade e em quantidade, este segmento, a partilha da experiência e dos conhecimentos das Associações de Desenvolvimento Local (ADL) e dos GAL nesta matéria, nomeadamente com base na abordagem LEADER, é incontornável.

O programa completo encontra-se em anexo. A inscrição pode ser feita aqui.

Para mais informações, consulte: http://turismodocentro.pt/evento/ve-portugal-4-forum-de-turismo-interno/.

Documentos Anexos:

Programa "Vê Portugal"

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4