Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Aprender a internacionalizar o negócio, segundo a TAGUS

2017-05-03

Como sensibilizar produtores e agentes turísticos para a importância da internacionalização? Qual é a melhor forma de adaptar o negócio para responder ao desafio do mercado externo? As respostas a estas e outras perguntas são essenciais para as Pequenas e Médias Empresas (PME) darem o salto para outra dimensão do negócio. Em resposta ou em previsão desta necessidade, a Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior – TAGUS concebeu um projeto dirigido a PME dos setores agro-alimentar e turístico de Abrantes, Constância e Sardoal.

I12970-IMGX1255X01.JPG

Público não faltou no dia 21 de abril, quando a TAGUS, secundada pela AICEP – Portugal Global Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e pelo Turismo do Centro de Portugal, apresentou às 30 PME presentes no Parque Tejo o seu projeto de formação-ação.

Inserido no Sistema de Incentivos "Qualificação das PME" – Formação-Acção, financiado pelo Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE), e enquadrado no COMPETE 2020 – Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização (POCI), o projeto divide-se em quatro fases: diagnóstico e definição do plano de acção para cada PME; formação em sala para dois a três colaboradores por empresa; implementação do plano de acção; e avaliação. O projeto tem um investimento de cerca 124 mil euros, dos quais 85 mil euros são comparticipados pelo FSE.

A TAGUS espera assim aumentar não só a qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas, como também a capacidade de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação.

Para os produtores agro-alimentares, empresas de alojamento, de restauração e de animação turística de Abrantes, Constância e Sardoal, interessados em aderir a esta iniciativa, contactar a TAGUS, através do e-mail: tagus@tagus-ri.pt ou do telefone: 241 106 000.

Mais informações aqui.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4