2015-04-23
A 18 de Abril de 2015 foi inaugurado no concelho de Tondela, mais uma Unidade de Turismo no Espaço Rural (TER), na tipologia de Casa de Campo. O investimento realizado pela empresa ARQUINATURIS - Arquitetura, Natureza e Turismo, Unipessoal Lda, foi cofinanciado pela Abordagem LEADER do PRODER, no âmbito do PACTO LEADER /ADICES.
Situado junto à antiga Estação de Caminho de Ferro de Tonda, o grupo Casas de Campo, é constituído por 2 unidades de alojamento autónomas de tipologia T1, assegurando assim o objetivo de criação de oferta de um produto turístico local e diversificado, que integre as componentes de alojamento, gastronomia, animação e lazer.
O espaço irá contribuir para o aumento da capacidade de alojamento no território, constituindo a alavanca para que outros investimentos similares sejam concretizados, nomeadamente, ao nível da dinamização da Ecopista do Dão. Através da recuperação do património rural edificado, a operação contribuiu para a Qualificação Urbano-Ambiental e Condições de Vida, permitindo a valorização e renovação da aldeia, onde este se encontra inserido.
No âmbito da prossecução dos objetivos da Estratégia Local de Desenvolvimento (ELD), a aprovação destas estruturas de alojamento ganham relevo no território ao nível da dinamização e diversificação de atividades de turismo, animação e lazer, da valorização do património e consequentemente contribuem para a revitalização do tecido económico local.
O Turismo no Espaço Rural vai-se afirmando, de uma forma cada vez mais forte, no desenvolvimento rural e, em particular, no território dos quatro concelhos da região de intervenção da ADICES, que enquanto Entidade Gestora do Subprograma 3 do PRODER, financiou no território 10 novas Unidades de Alojamento na modalidade - Casa de Campo - Turismo em Espaço Rural, com a criação de 57 quartos e aproximadamente 114 camas.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]