Nova edição do Pessoas e Lugares

2014-08-01

“As pessoas e os territórios no centro da agenda de desenvolvimento e coesão”. O tema está em foco no número de julho do jornal Pessoas e Lugares.

Concluídas as negociações entre o Governo português e a Comissão Europeia sobre o Acordo de Parceria para o novo período de programação de fundos comunitários, que vai vigorar até 2020, sucedendo ao atual Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), inicia-se agora a fase de negociação dos Programas Operacionais – como dá conta esta edição – que terão de ser também aprovados por Bruxelas.

Uma vez que as regras específicas de gestão de cada fundo dependerão dos regulamentos que venham a ser aprovados para cada Programa Operacional, a Federação Minha Terra sublinha dois aspetos da maior importância, para os quais vem alertando há muito tempo – simplificação e celeridade – uma vez que, no caso do DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária) os concursos que irão apoiar iniciativas em cada território apenas poderão ser abertos depois de aprovadas as Estratégias de Desenvolvimento Local dos Grupos de Ação Local (GAL).

No editorial, a diretora do jornal Pessoas e Lugares e presidente da Minha Terra, Regina Lopes, volta a evidenciar que “é fundamental, hoje, aprofundar as características inovadoras da abordagem LEADER.”

Na sua opinião, “os desafios que se colocam ao aprofundamento da abordagem LEADER são uma realidade que convoca também as Associações de Desenvolvimento Local, as Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais e a Administração central para responder as outras matérias relevantes com o modelo de governação, os processos de decisão e a consolidação e qualificação das parcerias”.

Neste número do Pessoas e Lugares – o último de uma série de 16, produzidos pela Federação Minha Terra com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional – é apresentada a evolução da Abordagem LEADER, desde que foi iniciada, há mais de 20 anos, até à Abordagem Comum do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) 2014-2020.

Para além de um grande número de notícias, integram esta edição três textos de opinião, assinados pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castor Neto, o Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Região da Madeira, Manuel António Correia, e o Presidente da Direção do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), António Oliveira das Neves.

Na habitual rubrica Rotas, o rio Tejo é o protagonista de mais um convite para partir à descoberta dos territórios rurais, das suas comunidades, pessoas e iniciativas de desenvolvimento local.

[ver edição online]


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]