Nova edição do Pessoas e Lugares e Territórios em Rede

2012-03-22

2012

Formação e competências em meio rural. É o tema de capa deste número do jornal Pessoas e Lugares que dá conta de inúmeras notícias envolvendo as ADL e promove uma análise sobre a formação e qualificação nos territórios rurais. O quarto número da revista Territórios em Rede faz o ponto de situação e propõe uma reflexão sobre a cooperação LEADER.

Nesta edição, falamos da qualificação e formação nas estratégias das Associações de Desenvolvimento Local que, ao longo das últimas duas décadas, têm vindo a desenvolver ações formativas nas áreas mais necessárias nos seus territórios.

Seja dinamizando Centros Novas Oportunidades (CNO), cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA), formação no âmbito do LEADER, ou outras modalidades, as ADL têm obtido, na maioria dos casos, resultados muito positivos.

No Editorial, chamando a atenção para a questão da formação e competências em meio rural, Regina Lopes defende que «os modelos de formação terão de ser mais flexíveis e ajustáveis à evolução da sociedade e às variáveis que diferenciam os cidadãos».

«Além disso», escreve a diretora do Pessoas e Lugares, «a eficácia da política pública da educação e da formação requer, no que respeita aos espaços rurais, uma abordagem territorial que permita responder às especificidades e características particulares destes territórios, rentabilizando-as ao máximo do seu potencial».

Numa altura em que se desenham novas políticas de ensino e formação no nosso país, o Pessoas e Lugares entrevistou o presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Gonçalo Xufre, para saber quais são as novas orientações para a qualificação.

No espaço de Opinião, damos a palavra à coordenadora do CNO da associação Rota do Guadiana, Filomena Machado, à técnica da associação ADER-SOUSA, Carla Dias, ao Diretor Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, Rui Bettencourt, e ao professor da Universidade de Coimbra, Luís Alcoforado.

Na rubrica Rotas, o Pessoas e Lugares propõe a visita à Rota da Cortiça, para experimentar sabores e sensações de um outro Algarve. O itinerário, desenvolvendo-se em seis polos temáticos - Património, Natureza, Vida Rural, Tradição, Inovação e Conhecimento -, dá a conhecer toda a fileira da cortiça, dos sobreirais às fábricas.

Este número da Territórios em Rede, falando de alguns projetos de cooperação LEADER dinamizados pelos Grupos de Ação Local, sublinha a importância desta ferramenta que possibilita que os territórios partilhem as suas competências e experiências e acedam a (novos) mercados.

Com o atual período de programação de fundos comunitários perto do seu termo, importa não só aplicar as verbas disponíveis o melhor possível, maximizando o seu resultado, como refere Regina Lopes, no Editorial, mas também refletir sobre os regulamentos do próximo período para uma aplicação ainda mais eficaz.

Em entrevista, Jorge Rodrigues, coordenador da ADL ADIRN, defende que a cooperação deve ser repensada e ter prazos mais longos para implementar.

Jornal Pessoas e Lugares

Revista Territórios em Rede


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]