Nova edição do jornal Pessoas e Lugares já disponível

2012-07-16

2012

Património e desenvolvimento rural é o tema em foco no número de julho do jornal Pessoas e Lugares. À volta do conceito de património, a edição convida à descoberta do trabalho desenvolvido pelas ADL que tem permitido preservar e valorizar o património nos territórios rurais.

O património assume uma importância determinante no espaço rural, por constituir uma componente significativa da identidade e especificidade dos territórios e pela dinâmica socioeconómica que promove - assinala Regina Lopes no Editorial.

O património contém a história do território e do seu povo, os seus costumes, a gastronomia, o artesanato, as lendas, os contos, a música? Contém o material e o imaterial, o edificado e o natural, o passado e o presente, e pode também conter o futuro, sublinha a diretora do Pessoas e Lugares.

Ao apoiar projetos que visam dinamizar os territórios rurais, promover a sua economia e melhorar a qualidade de vida das suas populações, as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) estão também a valorizar o património, evitando o abandono rural e preservando a sua identidade cultural e territorial. Três destes projetos apoiados pelo LEADER preenchem a rubrica PROJETOS 20 ANOS.

Este número do jornal Pessoas e Lugares dá conta de inúmeras NOTÍCIAS, tais como a participação da Federação MINHA TERRA na Feira Nacional da Agricultura e na Feira Internacional do Artesanato, e a realização dos Comités de Acompanhamento dos Programas de Desenvolvimento Rural, entre muitas outras, envolvendo as Associações de Desenvolvimento Local e não só.

Quatro PROTAGONISTAS avaliam o trabalho que tem sido feito ao nível da preservação e da valorização do património em Portugal e, em ENTREVISTA, o Diretor-Geral do Património, defende que falta ganhar uma geração para o património.

A edição de julho do Pessoas e Lugares convida ainda à descoberta da Rota do Românico do Vale do Sousa que mostra e explica, com orgulho, uma parte das marcas identitárias deste território.

Jornal Pessoas e Lugares


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]