2012-06-11

2012
Conhecer o território de intervenção do GAL MONTE, bem como a sua estratégia local de desenvolvimento, foi o objetivo da visita que decorreu de 30 de maio a 1 de junho.
Os técnicos do Grupo de Ação Local (GAL) Regionalmanagement Mittleres Uterinntal do Tirol e autarcas da mesma região realizaram um conjunto de visitas aos municípios de Arraiolos, Borba e Montemor-o-Novo.
O programa organizado pelo MONTE, com o objetivo de dar a conhecer o território de intervenção, bem como a sua estratégia local de desenvolvimento e experiência de implementação de projetos no terreno, privilegiou a visita a projetos considerados boas práticas no âmbito da Abordagem LEADER/SP 3 PRODER.
A Adega Cooperativa de Borba, o Telheiro do Castelo (Montemor-o-Novo), a Herdade do Freixo do Meio (Foros de Vale de Figueira) e a «Aldeia da Terra» (Arraiolos) foram alguns dos projetos visitados pela comitiva que ainda teve a oportunidade de visitar uma unidade de transformação de cortiça, em Azaruja, e degustar os sabores locais no restaurante «Sem-Fim», em Monsaraz, também considerado uma projeto exemplar, apoiado pelo LEADER II.


O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]