MONTE em Assistência Técnica em Santo Antão

2009-06-04

Maio de 2009

Na continuidade de práticas de trabalho já em desenvolvimento, no contexto da ACVER, entre organizações cabo-verdianas e portuguesas, para a implementação do PLPR - Programa de Luta Contra a Pobreza em Territórios Rurais, o Monte iniciou-se um novo projecto, PICSA - Projecto de Desenvolvimento de Inovações no domínio da Cooperação Descentralizada e da Solidariedade para o apoio/reforço do PLPR.

A primeira actividade deste projecto consistiu na realização da 1ª Missão Técnica, que decorreu de 24 a 29 de Maio de 2009, na Ribeira Grande, Santo Antão - CV.

Durante este período, a equipa técnica do Monte presente, em parceria com o Conselho Regional de Parceiros de Santo Antão (CRP-AS), desenvolveram um conjunto de actividades e reuniões no sentido de responderem aos objectivos definidos para a realização da missão de assistência técnica:

I - Apoio Técnico ao CRP - SA e às Associações Comunitárias de Desenvolvimento de S.A (ACD-SA)

II - Identificação e Elaboração do Projecto de Cooperação Descentralizada.

No que respeita à primeira área de trabalho é de realçar as necessidades manifestadas pelos actores locais em termos de competências técnicas na área da animação comunitária e associativismo no sentido de permitir uma maior sustentabilidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por estas organizações na Luta Contra a Pobreza em territórios Rurais.

Tendo em conta esta debilidade os parceiros cabo-verdianos e portugueses construíram, durante a missão técnica, o desenho de um Projecto de intervenção descentralizada, cujo foco é o reforço de competências organizacionais das ACD's. O Projecto "Nhas V'zim - A capacitação das ACD's através do trabalho colaborativo em redes on line", destina-se ao reforço institucional das ACD's de Santo Antão, tem a duração prevista de aproximadamente um ano, e articula-se directamente com outras intervenções já planeadas para a ilha no contexto da parceria Monte e CRP-AS.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]