Minha Terra organiza visita de delegação da Estónia

2022-10-21

Com a colaboração da ADER-SOUSA, ADRITEM e ATAHCA, a Federação Minha Terra organizou, entre 12 e 14 de outubro, uma visita de uma delegação do GAL Valga County Partnership, do sul da Estónia, a iniciativas apoiadas pelo LEADER/DLBC nos respetivos territórios de intervenção.

O primeiro anfitrião da visita foi o GAL ADER-SOUSA, no dia 12 de outubro. O dia começou com uma sessão de apresentação das duas entidades no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Felgueiras, seguida de uma visita à Oficina-Escola de Conservação e Restauro de Documentação, na Biblioteca Municipal de Felgueiras. Seguiu-se uma visita ao Museu da Animação de Lousada, terminando a manhã com um almoço no restaurante Solar da Brita. Da parte da tarde a comitiva visitou a Paladares Paroquiais, empresa de produção de queijos, compotas e bolachas, composta por três IPSS, uma produtora PROVE e a vários projetos na aldeia de Quintandona, Penafiel, onde o dia terminou com um jantar.

I14134-ADER-SOUSA-VISITA.JPG

No segundo dia, a visita foi por Terras de Santa Maria, com a ADRITEM como anfitriã. Após uma reunião no Centro Empresarial de Loureiro (Oliveira de Zeméis), a delegação seguiu para uma visita a um projeto de "Renovação de Aldeias", promovido pela Associação Recreativa e Cultural de Loureiro. Seguiu-se uma visita ao Centro de Provas do Parque Temático Molinológico de Ul, com sequente apresentação do Pão de UI. Da parte da tarde a visita foi aos projetos de “Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas” da empresa produtora de Hidromel Tradicional Truques & Cortesias e de “Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola” e “Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola”, da empresa Brindevidente – unidade de Agroturismo “Casa da Milheira”, a abrir brevemente ao público.

I14134-ADRITEM-VISITA.JPG

O terceiro dia de visita ficou a cargo do GAL ATAHCA, que pela manhã recebeu a comitiva na sua sede, em Vila Verde, para uma reunião de apresentação e troca de experiência. No território do GAL, a delegação teve a oportunidade de visitar os projetos LETRA – Cerveja Artesanal, Chocolate com Pimenta – Produção de Chocolate Artesanal e ARTA – Produção de limão e maçãs de variedades regionais em modo de produção biológico, no concelho de Vila Verde,  o Restaurante Caldelas – Gastronomia Tradicional, onde teve lugar o almoço e a Terras de Amares – Produção Vitícola, Enoturismo e Agroturismo, no concelho de Amares e ainda o Núcleo PROVE de Braga – Comercialização de proximidade de produtos hortofrutícolas.

I14134-ATAHCA-VISITA.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]