2017-05-02
O futuro da Política Agrícola Comum (PAC) no pós-2020 é tema da atualidade. Antecipando o fim da consulta pública europeia, a 2 de maio, sobre a modernização e simplificação da PAC, o Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Florestas anunciou, a 24 de abril, no âmbito da Audição Regimental na CAM – Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, a criação do Conselho de Acompanhamento da Revisão da PAC.
Incumbido de identificar os principais desafios que a Agricultura Portuguesa vai ter de enfrentar no futuro, e de formular opções nacionais em relação à PAC pós-2020, o Conselho, presidido pelo Ministro da Agricultura, visa construir um consenso com vista à fundamentação da posição portuguesa nas futuras negociações da reforma da PAC.
A estrutura deste Conselho vai comportar uma componente técnica independente, com recurso a destacados especialistas na matéria, e uma componente de diálogo e de auscultação permanente do setor agrícola através das suas organizações mais representativas, entre elas encontra-se a Federação Minha Terra.
Composição do Conselho de Acompanhamento da Revisão da PAC:
Painel de Peritos:
Comissão de Representantes:
Participam ainda nas reuniões do Conselho, um Representante da Região Autónoma dos Açores e um Representante da Região Autónoma da Madeira.
Entretanto, o Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Florestas já fez seguir para publicação o despacho que cria o Conselho de Acompanhamento da Revisão da PAC.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]