2014-03-12
A Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local reuniu com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, em Santa Comba Dão, dia 6 de março, numa sessão de trabalho em que se debateu o modelo de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), no âmbito da preparação da estratégia para os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o período 2014-2020.
No encontro, acolhido pela ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, as associações presentes na reunião partilharam informação relativa aos resultados alcançados com a implementação da abordagem LEADER nos seus territórios, e ao modelo de governação dos Grupos de Ação Local (GAL), relativamente ao funcionamento das estruturas e equipas, modelos de candidaturas e aprovação de projetos. A articulação com outros atores dos territórios e a compatibilização com outros mecanismos de financiamento foram outros temas abordados.
As associações presentes destacaram ainda a forte relação dos GAL com os territórios de intervenção e a importância da consolidação das parcerias existentes, que são a base do trabalho realizado, bem como a transversalidade e complementaridade das intervenções. Elementos que contribuem para a eficácia da Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) e para os resultados alcançados, e que deverão ter continuidade no futuro.
Esta sessão de trabalho visou corresponder ao interesse do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional em aprofundar o conhecimento relativo ao movimento de desenvolvimento local, abordagem LEADER e funcionamento dos GAL na sua intervenção nos territórios.
A reunião contou com a presença de representantes das associações ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, ADDLAP – associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva, ADD – Associação de Desenvolvimento do Dão, AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria e ADICES – Associação de Desenvolvimento Local.
Agenda |
| "Advisinar" internacional COREnet sobre infraestruturas e equipamentos partilhados |
2026-02-16, Iniciativa online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]