2019-10-23
Decorreu na passada sexta-feira, dia 25 de outubro, em Serpa a sessão de adesão da Margem Esquerda do Guadiana à Rede Internacional de Bio-Regiões. Com esta nova adesão Portugal passa a contar com quatro bio-regiões.
O processo de reconhecimento de Bio-regiões teve início em Itália e tem como objetivo principal criar uma Região/Território Bio, ou seja, através da Agricultura Biológica, desenvolver uma estratégia conjunta com a participação de produtores, operadores turísticos e outros setores empresariais, associações, escolas e o poder local, com o objetivo de criar novas oportunidades de promoção e valorização dos produtos agrícolas locais certificados em Modo de Produção Biológico, assente em bases sustentáveis de produção e de geração de valor, bem como o envolvimento consciente de toda a comunidade local.
A candidatura para o reconhecimento da Margem Esquerda do Guadiana como Bio-região foi apresentada em abril deste ano de forma conjunta pelas autarquias de Serpa, Moura, Mértola, Barrancos e Mourão, a associação Rota do Guadiana e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).
A Margem Esquerda do Guadiana junta-se a Idanha-a-Nova e Alto Tâmega , que aderiram em 2018 e a São Pedro do Sul que aderiu em abril deste ano.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]