MANiFesta em ação: Políticas para a crise sócio-ecológica

2020-06-16

Dia 26 de junho, pelas 10h00, está de volta o ciclo de webinários da MANIFesta 2020 - “Construir Comunidades Justas e Sustentáveis” - com uma sessão dedicada ao tema “Políticas para a crise sócio-ecológica”.

Neste webinário pretende-se identificar, debater e dar visibilidade a projetos e práticas bem-sucedidas, analisar os efeitos da atual pandemia e a forma como podemos transformar este momento numa oportunidade para refletir coletivamente sobre algumas propostas de políticas públicas que permitam reivindicar respostas eficazes e abrangentes aos constantes desafios que se colocam.

A sessão irá abordar a crise ambiental global, da qual as alterações climáticas são a faceta mais visível.

Os diagnósticos mostram que esta crise está estreitamente ligada ao modelo económico dominante, na produção e consumo insustentáveis, com a consequente geração de desperdício, poluição, desigualdades e injustiças sociais.

Os exemplos de projectos ou iniciativas já em curso no nosso país pretendem contribuir para um futuro de bem-estar generalizado, justiça social e sustentabilidade ambiental e darão uma panorâmica de algumas das propostas de transformação socioeconómica e política.

A XIII edição da MANIFesta é promovida pela ANIMAR, apoiada por uma Comissão Organizadora que, para além das 3 entidades da Beira Interior, que em consórcio decidiram acolher o encontro final, na Covilhã - CooLabora, Ecogerminar e ADM Estrela - envolve entidades e redes da sociedade civil de âmbitos diversos:

  • APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e a Educação Permanente
  • APPDI - Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão
  • ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável
  • EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza
  • Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local
  • Rede para o Decrescimento
  • PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
  • Fórum Cidadania & Território 

Consulte o programa em anexo (atualizado).

O link para inscrições é o seguinte: https://forms.gle/4ZXzWihZBARfxCcB9

Documentos Anexos:

Programa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]